40ª Oktoberfest Blumenau - Momentos - Os Tiroleses - Manhã/início da tarde - Dia 25 de outubro de 2025
Lino e Tatu, outubro de 1989.
Chegamos ao último final de semana da 40ª edição da Oktoberfest Blumenau, com uma programação muito intensa. Não pudemos acompanhar e estar em todos os ambientes da festa, que, em determinados horários, somam mais de cinco. Por isso, a cobertura de sábado (dia 25 de outubro) e domingo (dia 26 de outubro) será dividida em algumas publicações, para facilitar a organização do material e também para o leitor.
Nós nos dirigimos ao Parque Vila Germânica na manhã de sábado (dia 25 de outubro) e início da tarde, para registrar a Banda dos Tiroleses de Treze Tílias.
Nestes momentos matinais do último sábado da 40ª Oktoberfest Blumenau, além dos Tiroleses, encontramos pessoas que acompanham nosso trabalho pelo Brasil, como, por exemplo, uma família de Rolândia, no norte do Paraná, que integrava um grupo folclórico local. Já havíamos fotografado o casal em Pomerode em 14 de janeiro de 2023.
Família de Rolândia PR.
Em Pomerode/SC, janeiro de 2023.
Também registramos o músico "Tatu", a quem fotografamos pela primeira vez na década de 1980, tocando na Banda do Barril no palco da Praça de Alimentação.
Essa apresentação não estava listada na programação oficial da festa na manhã de 25 de outubro, mas a registramos para a história.
Vídeo
Acompanhamos toda a apresentação dos Tiroleses. Após a apresentação dos Tiroleses, subiu no palco do Setor 4, a banda da cidade de Guaramirim, Banda Lyra do Caneco.
Momentos
Vamos relembrar um pouco sobre a história da Banda dos Tiroleses
Pioneiros de treze Tílias.
A cidade de Treze Tílias tem uma história bem peculiar e recente. Teve início na década de 1930 do século passado, fundada por famílias da Áustria, lideradas por Andreas Thaler. Em outro momento, detalharemos melhor a história da cidade, uma vez que já nos deparamos com mais de um versão. Com os austríacos, chegou à região, também, o amor pela música e a arte da escultura, pois são oriundos de uma região conhecida pela arte da escultura na madeira, que chegou em Santa Catarina, bem antes dos fundadores de Treze Tílias, como é o caso da escultura presente na Catedral Metropolitana de Florianópolis, "A Fuga do Egito" (1902) de autoria de Ferdinand Demetz, nascido em Gröden.
Localização de Gröden ou Val Gardena - St. Ulrich. Google Earth - na região de Innsbruck.
Gröden ou Val Gardena.
O pai do pioneiro Andreas Thaler devidamente trajado, com o traje semelhante aquele usado pela Banda dos Tiroleses.
Acervo do Museu Municipal Andreas Thaler.
Os imigrantes que fundaram Treze Tílias saíram de Innsbruck em direção a Genôva (Itália), de onde partiram em direção ao Brasil, no navio Principessa Maria. Na bagagem que os 83 austríacos embarcaram no navio, em setembro de 1933, também contava com seus instrumentos musicais. É claro que também fizeram música durante a longa viagem pelo Atlântico. Neste momento de novas emoções e aventura, batizaram a banda improvisada durante a viagem de “Musikkapelle Dreizehnlinden”.
Acervo do Museu Municipal Andreas Thaler - Treze Tílias.
Acervo do Museu Municipal Andreas Thaler - Treze Tílias.
Com a música, também da dança. Essa foto, fizemos a partir de uma foto pendurada na parede de um restaurante simples da cidade, quase esquecida.
Acima - Algumas das fotografias são do acervo do Museu Municipal Andreas Thaler.
“Musikkapelle Dreizehnlinden” fez sua primeira apresentação oficial no lugar onde muitos imigrantes chegavam - e registramos em algumas das histórias dos pioneiros de Santa Catarina, a Ilha das Flores - Rio de Janeiro. Para a ocasião convidaram formalmente, o Embaixador da Áustria no Brasil, Anton Retschek. O grupo chegou na região que aconteceria o embrião urbano de Treze Tílias em 13 de outubro de 1933, como uma Kapelle oficial com nome e tudo mais. O primeiro maestro oficial, Johann Mitterer, que foi um dos músicos que mais incentivou sua formação a partir do primeiro grupo, aquele da viagem. Entregou o cargo para Johann Völgefy, em 1935, que também assumiu o posto de professor de música e regência, tendo como principal discípulo Gabriel Hausberger, seu sucessor, que também foi professor de música, tendo mais de 250 alunos. Também era compositor e arranjador. Gabriel Hausberger foi condecorado em 1980 com a Medalha Carlos Gomes e em 1981 assumiu seu sucessor, o maestro Bernardo Moser que conhecemos no desfile da Oktoberfest Blumenau de 1986, quando fotografamos a banda no desfile oficial da Oktoberfest. Este registro estará no nosso livro Oktoberfest Blumenau 40 anos.
Desfile da Banda dos Tiroleses na Oktoberfest Blumenau 1986 - o maestro era Bernardo Moser. Fotografia publicada no livro "Oktoberfest Blumenau 40 Anos - palco de um despertar cultural".
Bernardo Moser fez a faculdade de Educação Musical no Paraná, turma de 1969. Esteve, em período de estágio, na região do Tirol, onde acompanhou os ensaios e apresentações das bandas Stadt Musikkapelle Wilten, Musikkapelle Völs, Eisenbahn Musikkapelle, Musikkapelle Oberau-Wildschönau e Amrassmusik.
Bernardo Moser em 25 de outubro de 2025.
Em 1999, maestro e compositor Adi Rinner ministrou um curso à Banda dos Tiroleses com o objetivo de auxiliar a no ensino da música. Atualmente, Adi Rinner é regente de honra, mesmo residindo na Áustria.
Markus Astner. Foto de Ruy Machado.
Aulas regulares de música para iniciantes passaram a ser fornecidas em 2012, e também para aperfeiçoamento dos integrantes da banda, músicos experientes, por Markus Astner, formado na Áustria e também nascido naquele país. Historicamente algo muito importante aconteceu para a banda, em 2013. Fizeram uma turnê pelo Tirol. Mais ou menos, no período que os coros do C.C. 25 de Julho, estavam em turnê pela Alemanha e acompanhávamos. A Banda dos Tiroleses estiveram fazendo intercâmbio e se apresentando nas cidades do Tirol: Matrei am Brenner, Oberau - Wildschönau, Hippach - Zillertal, Oberndorf - Kitzbühel, Wiesing, Rattenberg e Terfens.
No dia 07 de maio de 2016 comemorado o Jübileumskonzert - do maestro Bernardo Moser que somava 35 anos de atividade na Banda dos Tiroleses. Neste momento festivo recebeu o título de Maestro de Honra. Neste momento foi sucedido pelo professor e maestro, o austríaco Markus Astner, que permaneceu no cargo até 2023, quando precisou retornar para a Áustria. Markus Astner também passou a ser Maestro de Honra da banda.
Em 2023 a Banda dos Tiroleses teve como maestro, um de seus músicos, Roberto Luiz da Maia, sendo o atual maestro e que registramos na Oktoberfest Blumenau 2024 e agora em 2025, pela segunda vez, em Blumenau.
Deixamos, aqui, as imagens como o registro histórico da apresentação da Banda dos Tiroleses nos palcos da Oktoberfest Blumenau 2025, denso que nessa postagem - apresentação somente dia 25 de outubro de 2025, o que aconteceu também no dia 26 de outubro, publicada em uma postagem futura.
Vídeo - Apresentação do Tiroleses na 40ª Oktoberfest Blumenau 25/10
Programação da manhã de 25 de outubro de 2025
Setor 1
10h às 11h - Som Mecânico
11h às 13h15 - Orchestra Catharinense
13h30 às 15h30 - Banda Wanzblu
Setor 2
10h às 11h - Som Mecânico
11h às 13h - Banda os Vilanenses
13h15 às 15h15 - Banda Milênio
Setor 3
10h às 11h - Som Mecânico
11h às 12h - Banda Musical EBM Vidal Ramos
12h15 às 14h45 - Grupo Musical Revivendo Tradições
Setor 4
10h às 11h - Som Mecânico
11h às 13h30 - Musikkapelle Dreizehnlinden – Banda dos Tiroleses
13h45 às 16h15 - Banda Lyra do Caneco
Palco Galegão
11h - Som Mecânico
12h às 14h15 - Banda Nacht Musikanten
14h30 às 17h30 - Banda RoseMusik
Conrado Moser.
Conrado Moser.
Werner Thaler.
Rafael Hensel.
Jornalista André Luiz Bonomini.
Atual maestro Roberto Luiz da Maia.
Os Tiroleses de Treze Tílias, após a a sua apresentação no palco do Setor 4, dia 25 de outubro.
Os Tiroleses de Treze Tílias, após a a sua apresentação no palco do Setor 4, dia 25 de outubro.
Roberto Wittmann, Conrado Moser e Rafael Hensel.
Jaqueline e Clay Schulze.
Momentos da banda de Guaramirim/SC, Banda Lyra do Caneco, no palco do Setor 4, após a apresentação dos Tiroleses. Sua apresentação teve início às 13h45.
Saindo do Setor 4 - para retornar a noite onde registramos outras atrações.
Banda do Barril, onde Tatu toca harmonica - Praça da alimentação.
Banda do Barril, onde Tatu toca harmonica - Praça da alimentação.
Foi uma grata satisfação encontrar a 1ª Princesa, Sofia Amábile Hardt, da 61ª Festa do Colono de Pirabeiraba, Joinville, cuja banca julgadora integramos. Na ocasião, efetuamos observações sobre o traje da realeza, que não estava de acordo com o perfil da festa de cultura alemã. A Princesa visitou a 40ª Oktoberfest Blumenau com um novo traje, reformulado a partir daquilo que comentamos,
Realeza eleita na 61ª Festa do Colono em julho de 2025.
Um registro para a História.
Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário