terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Globo Repórter - Rede Globo - viaja por um paraíso dentro do Brasil: o Vale Europeu

Será transmitido em rede nacional, na próxima sexta feira, dia 19 - um Programa do Globo Repórter, as "maravilhas" de uma das cidades e região mais lindas do Vale do Itajaí.

A "Propaganda" diz:
Onde os salários são melhores, e sobram empregos.
Muita comida natural. Hortas orgânicas onde os próprios moradores plantam e colhem a salada do almoço. 
Doces tradicionais - atraentes e muito saborosos. E quantas famílias eles sustentam.
Nas escolas públicas, crianças aprendem a ler e escrever em alemão e português.
Nossos repórteres atravessam o circuito mágico dos ciclistas. Pedalando por 350 quilômetros num cenário de tirar o fôlego.
Cachoeiras. Montanhas. E o surpreendente vale dos anjos. Obra de fé esculpida pelas mãos de um só homem.
Nas profundezas da Terra, o fascínio das cavernas formadas em milhões de anos. E um misterioso chão de estrelas.
O refúgio dos bugios. Um lugar onde animais perseguidos pelo homem finalmente encontram paz.
Tudo isso você vai conhecer no Vale Europeu. Sexta (19), no Globo Repórter.




Dizemos...

Pode ser uma "faca com dois lados". A exposição em demasia é quase como colocar "a raposa dentro do galinheiro". A cidade e região, para poder propagar em rede nacional suas qualidades espaciais e sociais, deve estar preparada para a possível migração em massa de pessoas que buscam estes espaços - já comprometidos em sua própria cidade, dentro de um país com sério problemas estruturais e sociais. Para isto, Pomerode e outras cidades da região, devem estar preparadas estruturalmente e também ter a certeza de que sua identidade não será "prostituída" pondo em risco a mesma qualidade de vida que propagam, neste momento, no programa global. 
Percebemos existir depoimentos que já comprovam isto que mencionamos. As pessoas que vem atrás do "paraíso", são de todos os tipos e naipes, e muitos chegam somente com o objetivo de ganhar dinheiro - objetivo do sistema vigente. 
O resto? Não tem muita importância. No máximo, como discurso de negócios para auxiliar comercialmente. 
Muitos trazem o "samba" e teimam em aplicá-lo na cultura - agora já "diversificada", desrespeitando exatamente aquilo que os atraiu no lugar - citando como exemplo. 
Como urbanista, já percebemos este processo em outras cidades que perdem paulatinamente sua identidade, cultura, e qualidade de vida. Os atores originais passam a ser parte do cenário e "produtos" comerciáveis. 
Europa?...aonde?...Pomerode e a região, tem a identidade dos imigrantes que fundaram a cidade e outras na região - e se mantiveram mais ou menos com a herança cultural de seus fundadores, porque não se descaracterizaram.
Tudo o mais é propagando, especulação e pode ser um processo sem volta, tal com já como aconteceu e acontece em  outras outras cidades, na região. Basta observar.
Para terminar - existem muitos locais já comprometidos na cidade e região citados. Ainda podem ser resolvidos. O programa só mostrará a parte que propagará. O lado "bonito", para atrair as pessoas.




















Wir kümmern uns um uns die Lebensqualität ...
in der Stadt zu schätzen wissen.









Nenhum comentário:

Postar um comentário