domingo, 7 de fevereiro de 2016

Música - Hans Jurgen Jopp - Spitz

Tocando na sala da residência de sua família na Baviera


Hans Jurgen Jopp – Spitz para os amigos mais próximos, é um músico bávaro que reside há mais de 20 anos na cidade de Blumenau. 
Fomos conhecendo o músico lentamente dentro dos grupos de coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau, onde o víamos tocar e acompanhar o canto dos cantores. Acompanhamos suas atividades na música, neste ambiente - há mais de 5 anos.
Com Oswin Reinstenbach

Concerto de Advento


Com  Wilson Schaabe
No Show dos Velhos Camaradas - Oktoberfest Blumenau.

Produção da família Jopp.

Hans Jurgen Jopp é filho de Huberto Jopp e de Lili Jopp, que residem junto com o outro filho – irmão do músico – Karl Heinz Jopp e sua esposa Sônia Jopp - no sul da Alemanha – Estado da Baviera, na cidade de Mechenhard. A nucleação é um Distrito da cidade de Erlenbach, em Miltenberg. Sua família, como muitas outras famílias da região, é produtora de vinho.



Erlenbach - Baviera.

Erlenbach - Baviera.

Erlenbach - Baviera.



Plantação de Uva.

Á esquerda - Herr Jopp - seu pai - maio 2016.
















Mechenhard - 2013.


Mechenhard - 2013.

Momento que chegava na casa paterna - seu pai o aguardava.

Com seu pai - Huberto Jopp.
Seu irmão Karl Heinz e sua esposa, Sônia.


Huberto Jopp.
Hábitos brasileiro em sua cidade natal.




Ao centro - sua mãe Lili (partiu em 2019).


Família reunida com seu irmão Karl Heinz, seu pai -  Huberto Jopp e com sua mãe - Lili Jopp.




Tocando na sala da casa de seus pais. 
Hans Jurgen Jopp é reservado e não aprecia falar de si. Gosta de fazer música. Não exibe e nem propaga a grande vocação, bagagem e experiência musical que possui e conquistou ao longo de alguns anos de profissão. Faz o que gosta e se diverte com o que faz. Tem amigos em torno do mundo, feitos a partir da música. É tão reservado que fomos descobrindo aos poucos parte de sua história e seus atributos musicais. Resolvemos registrar esta contribuição e momentos para e da cultura de Blumenau e região.
Jopp é organeiro formado. Existem poucos destes profissionais pelo mundo. É sabido que a construção de um órgão é a mais complexa de todos os instrumentos musicais. 
Ao lado do relógio – pode se dizer que é uma das mais complexas invenções humanas feitas antes da revolução industrial. Profissão que requer muito conhecimento, dentro de diversas áreas. O organeiro, profissão de formação do Hans Jurgen Jopp, além de uma grande capacidade de engenharia mecânica, auditiva, domínio das áreas de música, acústica, design, história da arte entre outras, requer também conhecer música e a sonoridade musical. Há muito poucos profissionais formados organistas no mundo.
Soubemos de sua formação profissional por acaso, como também soubemos como veio para o Brasil.
Michael Lochner.
A partir de uma conversa informal e para nossa surpresa, tomamos conhecimento que Hans Jurgen Jopp foi um dos primeiros vocalistas de uma das grandes bandas do Oktoberfest Blumenau da década de 1990 chamada Die Odenwälder Fidele Buan. Ele fazia parte da primeira formação da banda - em 1990, como um dos vocalista - em sua primeira turnê no Oktoberfest Blumenau. Em edições posteriores, outro vocalista a se juntar com a banda foi Michael Lochner, que também, mais tarde optou ficar na região. Lochner reside em Pomerode.
Banda Die Edenwälder - Jopp foi o primeiro vocalista






Fotos do dia 18 de setembro de 2016 - Foto histórica - Estão trabalhando em um projeto juntos. O primeiro - Hans Jurgen Jopp (Spitz) e o segundo, Michael Lochner. comemoração do 48° Aniversário do G. F Alpino Germânico - Pomerode SC.
Spitz e Lochner - 2016.

Spitz e Lochner - 2016.















Também tomamos conhecimento que se apresentava no Bistrô 69 - estabelecimento do saudoso Horácio Brau, também na década de 1990.
Estivemos em sua residência (maio de 2016) - na Baviera - Alemanha e para completar um pouco mais sobre sua história - antes de vir para o Brasil, observamos alguns registros fotográficos de sua formação profissional, pautada pela dedicação e estudos.






























Há quase duas décadas,  Jopp é co regente, tecladista e coordena os músicos que acompanham o Coro Masculino do C.C. 25 de Julho de Blumenau, como também organiza seu repertório para o Show dos Velhos Camaradas, ao lado do maestro do Coro Masculino Liederkranz. Repertório todo no idioma alemão. 
Show dos Velhos Camaradas.
É integrante e líder do Kneipemusikanten, grupo musical que toca músicas originais da Baviera e também clássicos internacionais. Uma das bandas que abrilhanta o Oktoberfest Blumenau.
Músicos do Show dos Velhos Camaradas.


Hans Prayon apresentando o Cônsul Geral da Alemanha -  Stefan Traumann a Hans Jurgen Jopp.


No dia de seu casamento com Rúbia Rosa.
Esta postagem ficará aberta para que lacunas de sua biografia sejam preenchidas. 
Esta surgiu na forma de uma homenagem a este profissional da música, que é referência na cidade de Blumenau e região. Casou-se com uma blumenauense e que faz parte de seu mundo musical - Rubia Rosa.




O casal Jopp.
























As imagens comunicam...
Um pouco de seu trabalho

Fotografias








Ensaio do Coro Masculino no C.C. 25 de Julho de Blumenau







































Ensaio do Coro Masculino Liederkranz - C.C. 25 de Julho de Blumenau









Com músicos, maestro e parte do cantores do Coro Masculino Liederkranz.
























Com o Coro Masculino Liederkranz.



Com o Coro Masculino Liederkranz











Com Ulli Hess, na Alemanha - neste mês de Janeiro de 2016.
Vídeos 














Um destino, dedicação ...
Musica!
No dia do Aniversário em pleno isolamento social
9 de agosto de 2020


Após o ciclone extra tropical - madeira de árvores tombadas no seu quintal - rachada a machado.
Presente de sua mãe ao casal.
Zum Geburstag!!
Em Construção













Nenhum comentário:

Postar um comentário