quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Traje - Gamsbart



 Um adorno que chama a atenção deles e delas - o Gamsbart. De onde é sua origem, quem usa e por que?
Do alemão seu significado é "barba de chamois" - um tipo de caprino dos Alpes, no passado muito caçado pelos homens da região alpina. No Brasil o Gamsbart também é conhecido por  "pincel". O Gamsbart  é um "tufo" de pêlos da parte de trás de um tipo de caprino do Alpes, e também texugo pegos durante caçadas. Este tufo de pêlos era fixado em uma das ponta e recebia um acabamento para fixar nos chapéus, nas regiões alpinas da Áustria e da Baviera na Alemanha. 

Também é usado em lugares no mundo, onde há descendentes de alemães (De todas as regiões da Alemanha, não somente da região alpina) que usam o adorno, e muitas vezes não sabem sequer o seu nome, quanto mais sua origem. 
Arquiduque Johann
Originalmente foi exibido como um troféu de caça. Quem tinha o maior Gamsbart era um ótimo caçador e o mais forte que os demais. Talvez fosse o rapaz mais disputado pela moças de uma vila.

Mas como aconteceu o início de seu uso?
Historicamente é contado que foi o Arquiduque Johann da Áustria (1782 - 1859) que lançou a moda ao fixar os pêlos Gamsjäger no seu chapéu, como troféu. Também o Príncipe Regente da Baviera Luitpold (1821 - 1912) ou Príncipe Leopoldo, adotou esta prática, fortalecendo a moda entre os cavalheiros que caçavam.
Príncipe Luitpold da Baviera




O Gamsbart tradicional é feito com pêlos do  animal, selecionados no inverno e classificados a partir do comprimento, para o feitio de diferentes tamanhos e tipos das peças de adornos para o chapéu. A confecção do Gamsbart é artesanal e poucos possuem a habilidade necessária para fazê-lo de acordo com a tradição. Além  da tradição, é uma arte, tanto que há "Olímpiadas" para selecionar o mais. O trabalho, de selecionar os pêlos unitariamente, classificá-los e agrupá-los pode levar horas de trabalho.
Para obter um Gamsbart grande são necessários muitos pêlos - Poderíamos dizer que consiste em aproximadamente 450 tufos, onde cada um seja formado por aproximadamente 300 Pêlos. Um Gamsbart grande e majestoso pode ter um preço elevado, justificando ainda hoje, um dos significados, apresentação e poder. Dependendo do tamanho, pode chegar a 2500 euros. O que mais valoriza um Gamsbart é o comprimento de seus pêlos. Uma peça com o comprimento de 15cm, custará aproximadamente a metade de um Gamsbart de 18cm. Os mais raros atingem 20cm e são usualmente encontrados em competições e exposições e podem atigir o valor de 5000 euros.



Originalmente, como já dito, foi usado como um troféu de  caça, feito com a barba da parte inferior do pescoço da caça ou com os pêlos maiores da parte de trás do animal, adaptado para se tornar o "Broche" do chapéu pela pessoa que o usaria.


Atualmente são fabricados em larga escala com pêlos, cabelos e barbas de diversos animais. São vendidos  em lojas especializadas de trajes e acessórios de trajes e lojas de souvenires.
Em uma das extremidades do tufo de pêlos, cabelos ou barba é colocado um adorno de metal com alfinete, que ao fixar ao chapéu, o tufo se abre, de acordo com o número de cabelos ou pêlos e tamanho do Gamsbart, como uma escova. Geralmente a cor dos fios são escuros com as extremidades claras. 






















O tamanho do diâmetro do Gamsbart está relacionado à força, à importância e Á virilidade de que o exibe. Dá para perceber a relação desta tradição com os tempos remotos, quando o homem deveria se preocupar com a caça, sobrevivência e submissão aos perigos na mata e das montanhas. Claro que o adorno mais bonito e maior, chamaria mais atenção do público feminino. Lembra um pouco o mundo animal.


Tradicionalmente são usados nos chapéus masculinos. Recentemente, o Gamsbart vem sendo também, usados à moda feminina da Baviera - puramente comercial.

Desde 1960, através de uma competição é escolhido o Gamsbart mais bonito. A Olímpiada acontece a cada dois anos, alternadamente na Áustria e na Baviera. Há categorias premiadas de acordo com o material e o animal que o originou. O júri é formado por especialistas que analisam vários quesitos, desde o tamanho, cor, textura, conjunto, acabamento, entre outras. Os participantes geralmente são da Baviera, Áustria, Itália e Eslovênia.
Juri: Os membros do júri Hias Koch (direita) e Herbert Eder (à esquerda) 
inspecionam plumas durante os Jogos Olímpicos de Gamsbart

Vídeo


Outras imagens...






A tradição da Baviera, de onde vem muita inspiração para, também os descendentes de alemães e alemães de toda a Alemanha que vivem fora do país .



















































Nenhum comentário:

Postar um comentário