Alda Niemeyer. |
Em 18 de maio de 2016, Alda Niemeyer completou 96 anos de idade, sendo uma das sócias mais ativas do C.C. 25 de Julho de Blumenau como colaboradora e atuante, por décadas, entre outras tantas atividades que fez na comunidade de Blumenau.
Em 2016, recebemos um recado seu, que um compromisso assumido voluntariamente por ela, foi cumprido e apresentou a tradução do Livro: Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau - Sua História - 1954 a 2009 de autoria de Wilfried Volkmann e Renate Rossmark.
Para ler sobre o livro - Clicar sobre: Lançamento do Livro do 25 de Julho
Estivemos, juntamente com um dos autores, Herr Volkmann, em 26 de julho de 2012, na residência de Alda Niemeyer, e registramos a entrega dos originais do livro à ativa sócia do centro cultural e dona de um currículo com grandes feitos no centro cultural e na cidade de Blumenau.
Foi um momento, no qual fizemos questão de registrar para a História de um espaço cultural na cidade de Blumenau, a partir da voluntariedade dos seus integrantes e sem fins lucrativos, muitas vezes com muita dificuldade, há quase seis décadas.
Herr Volkamann, temeroso que parte desta História se perdesse ao longo dos anos, começou a pesquisar e organizar os registros com a colaboração dos amigos, em especial de Renate Rossmark. Registros a partir das pessoas mais antigas do centro cultural, muitas vezes os primeiros sócios ou, seus filhos e netos, que construíram este centro da cultura germânica durante suas horas de folga.
Alda Niemeyer, naquele momento, na altura de seus 92 anos, com toda a disposição que irradia e com o comprometimento com a cultura e, a comunidade, aceitou prontamente o desfio.
O momento....
Alda Niemeyer recebendo os originais do livro da História do C.C. 25 de Julho de Blumenau das mãos de Wilfried Volkmann para efetuar sua tradução para o idioma alemão. |
Em 03 de março de 2016, Alda Niemeyer enviou-nos a seguinte comunicação:
"(...) Faz 4 semanas que terminei a tradução da "Geschichte dse Kulturzentrums 25 de Julho". Avisei o Dieter, falei com Sr. Volkmann. Sugeri que talvez seria um bom lançar este livro - 119 páginas de textos, sem ilustrações, no CAAL - Blumenau - em outubro." Alda Niemeyer
Fica, aqui, como registro histórico de feitos de pessoas "apartidárias" que fazem acontecer. Guardaremos uma cópia deste valoroso trabalho, que não será em vão. Também gostaríamos de receber um exemplar desta tradução quando for publicado.
Nosso abraço amigo e respeitoso...
a Alda Niemeyer.
Exemplo vivo aos jovens de todas as idades.
Leituras Complementares - Clicar sobre título escolhido:
- Artes cênicas e canto - Biografia Georg Kahrbeck
- Entrevista - Alda Niemeyer - Período da 2° Guerra Mundial e seu trabalho na Cruz Vermelha
- Biografia - Alda Schlemm Niemeyer
- Receita de Stollen da Dona Alda Niemeyer
- Die Hexe - Por Alda Niemeyer
- Teatro - A História do Teatro do C.C. 25 de Julho - Por Alda Niemeyer I
- Käthe Kruse Puppen - Bonecas Käthe Kruse
- Margarida Scheltzke - Uma despedida por Alda Niemeyer
- Teatro - A História do Teatro do C.C. 25 de Julho - Por Alda Niemeyer I
- Teatro - Últimos espetáculos do teatro no 25...e "Dinner for One"
- Um Clic - Alda Niemeyer
- Conclusão da Tradução do Livro do 25 - Por Alda Niemeyer
- Estréia do Theatergruppe 25 de Julho - Grupo de Teatro 25 de Julho - Teatro em alemão
- Teatro - O retorno do Teathergruppe no 25 de Julho
Angelina, mais uma bela postagem
ResponderExcluirE a dona Alda, parabéns também pela tradução e pelo seu incansável trabalho.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau
Grata Sr. Adalberto. Agora é preciso publicá-lo. Para isto, fazer pontes. um dos motivos desta divulgação. Do contrário este precioso trabalho corre o risco de ir para a gaveta.
Excluir