quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Clube Cultural e Recreativo e Esportivo Testo Central Pomerode SC - Schützenverein in Colônia Blumenau

Sede Social do Clube Cultural e Recreativo e Esportivo Testo Central -  Pomerode SC.
primeiro grupo de imigrantes alemães chegou no Vale do Itajaí, de maneira organizada, em 1850 e através deste grupo e de outros que chegaram depois, surgiram as primeiras nucleações urbanas, embriões das primeiras cidades da região, surgindo também algumas práticas culturais e tradições adequadas à região, naquele período histórico - e atualmente, mantidas.  Sempre vamos lembrar que quando este  grupo de pioneiros chegou à região, já haviam famílias alemãs no local e muito lhes ajudaram nos primeiros tempos. Eram famílias oriundas da grande Florianópolis e de famílias que haviam sido assentadas na Colônia São Pedro de Alcântara, como é o caso da família Wagner, que recebeu Hermann Blumenau em sua casa durante sua primeira visita ao Vale do Itajaí. Para ler sobre - clicar sobre: Johann Peter Wagner / Pedro Wagner - O pioneiro



A ocupação e a transformação do solo no Vale do Itajaí, como também em outras regiões, que adotaram a política de colônias foi trabalhosa e com muitos desafios a serem vencidos. Os primeiros imigrantes ocuparam um território desconhecido, sem muito apoio da administração da província, do governo brasileiro e desprovidos de qualquer infra-estrutura básica, além da limitação do idioma, pois não falavam português ou guarani, com raras exceções.

Os obstáculos, nos primeiros momentos, não impediram que buscassem alternativas de lazer, esporte e manutenção cultural familiar.
Muitos denotam a criação das sociedades do tiro por estes primeiros imigrantes, por estes serem habituados às guerra e ou, por serem filhos e contemporâneos dos conflitos armados que deram forma a nova configuração geográfica européia, na época.  Vemos essa afirmativa com ressalvas. Pode ser esta a causa, mas não completamente responsável pelo surgimento destas sociedades na região, pois encontramos  Schützenverein na Alemanha, até os dias atuais.
Pode até ser que no Vale do Itajaí,  por segurança mediante aos muitos conflitos com os nativos (que não foram considerados pelo governo brasileiro durante todo o processo de imigração), defesa de ataques de animais de grande porte que viviam na mata e a aquisição de alimentos, através de caças, os imigrantes alemães, sentiam necessidade de manter a forma com as armas e treinar a sua  habilidade, tornando também esta prática, uma prática de lazer, esporte e de encontro social
Este Schützenverein se adaptou ao meio, como modalidade de recreação, esporte e interação entre os imigrantes e os descendentes dos imigrantes alemãesMas como na região, também na Alemanha atual, a tradição continua e ainda há a pratica das atividades  e competições do Schützenverein. Portanto, não é algo exclusivo da região, do local e também,  somente criado no Brasil, por conta do contexto e da imigração alemã para o país.
Encontramos Sociedades de Tiro ou de Atiradores - Schützenverein - na Alemanha, na atualidade. A organização dos Schützenverein é promovida pela Deutscher Schützenbund - fundada em 1861 na cidade de Gotha, 11 anos após a vinda do primeiro grupo de imigrantes organizados para a região do Vale do Itajaí e 3 anos após a fundação do 1°Schützenverein na Colônia Blumenau. O que nos faz imaginar que a oficialização desta prática ocorreu, quase ao mesmo tempo,  na Colônia Blumenau e na Alemanha.
Alemanha - Schützenverein  Rade. Geralmente possuem um uniforme - Como têm o grupo de atiradores que frequentam o Tabajara Tênis Clube - o primeiro Schützenverein  da Colônia Blumenau e que durante o Nacionalismo foi obrigado a trocar seu nome para este usado atualmente.

A
Deutscher Schützenbund foi refundada após a Segunda Guerra Mundial, em 1951 na cidade de Frankfurt. Atualmente 
Deutscher Schützenbund conta com aproximadamente 15.000 clubes e 1.500.000 de membros - chamados de Schützen, sendo assim, a terceira maior organização de esportes na Alemanha.

Alemanha Atual
Em Blumenau Atual
Schützenverein Harmonie - 120 anos de História - Momentos e História -  atual S.R.D. Serrinha- Blumenau.
Desfile da 32° Festa Pomerana 2005 - Sociedades de Atiradores locais.
Este tipo de desfile do vídeo apresentado acima, em uma versão mais simples, era comum e ainda acontece no Vale do Itajaí. 
O comandante, a figura com o bastão no vídeo, também existia e ainda existe, no Vale do Itajaí. Na cidade de Blumenau, muitos conhecem Ewald Müller, residente do bairro de Badenfurt e cantor centenário Coro Masculino Liederkranz. Herr Müller, atualmente com a idade de 95 anos - é um dos mais conhecidos comandantes. Abaixo, registro de sua performance no primeiro desfile do Oktoberfest Blumenau, em 1984.
Desfile da 1° edição do Oktoberfest Blumenau - Na frente, levando a espada - O comandante Ewald Müller - semelhante aquele comandante do filme da Alemanha. 



Compreendido? 
Esta constatação quebrou muitas lendas locais e regionais e também, aquela de que esta prática é algo nostálgico do pioneiro somente - muitas vezes tentando justificar com o pouco apoio que as sociedades de tiro ou atiradores, nesta região, têm recebido. Em seu país de origem - Alemanha atual - é a 3° prática esportiva em número de envolvidos e de sociedades, que  oportunizamos para esclarecer outra coisa dita no Brasil: "Há tantas sociedades, porque o 'Alemão' é teimoso"
Não! 
Na Alemanha, por organização presente e inerente a esta cultura, qualquer grupo de qualquer atividade de lazer, esporte, ou outra, faz-se uma sociedade - por organização dos membros do grupo. Podem ter 3 membros, que é formado de maneira legal, a sociedade, para fazer um "caixa", organizar um lugar e ter um Bier para beber. Na Alemanha não existem sociedades apenas de atiradores. 
Schützverein da cidade alemã de Niederalbertsdorf - 2016.
Schützenverein (Wikipédia)
As Schützenverein (em português, Sociedade de atiradores) são, em países germânicos, associações voluntárias de tiro, tanto a nível olímpico quanto de armas históricas.
Historicamente, essas associações originaram-se nas cidades autônomas medievais da Alemanha, como uma forma de organizações de autodefesas das cidades, em especial contra abusos dos senhores feudais, do poder real, bem como a proteção da cidade contra saqueadores e invasores.
Hoje em dia essas sociedades de tiro estão presentes com esse mesmo nome na Alemanha, Áustria, Tirol Meridional (Itália) e Suíça. Os membros praticam tiro esportivo com regras estritas, a maioria de acordo com as regras olímpicas, e a maior parte das armas utilizadas são rifles, pequenas pistolas, e bestas.
A organização dos "Schützenverein" na Alemanha é promovida pela "Deutscher Schützenbund", originalmente fundada em 1861 em Gotha e refundada após a Segunda Guerra Mundial, em 1951 na cidade de Frankfurt. Ela conta com cerca de 15.000 clubes e 1.500.000 de membros (Schützen), sendo assim, a terceira maior organização de esportes na Alemanha.
A origem da palavra "Schützen" significa "protetor" e está ligada às companhias de atiradores livres ("Schützenkompanien") existentes na Áustria (Tirol, Vorarlberg, Salzburgo), Itália (Trentino-Südtirol) e Alemanha (Bayern). Sua origem está no ano de 1511 com a organização de grupos paramilitares no Tirol pelo Imperador Maximiliano de Habsburgo. Durante as invasões napoleônicas contra o antigo Sacro Império Romano-Germânico, a população da região do Tirol pegou em armas através de uma rebelião popular liderada pelos atiradores livres ("Schützen"), cujo líder supremo foi Andreas Hofer.
Sociedade de Atiradores de Blumenau - Schützengesellshaft Blumenau

Na região do Vale do Itajaí, nas últimas décadas do século XIX, nos domingos e feriados, eram comuns as disputas de tiro, que por serem praticadas ao ar livre representavam um perigo para a vizinhança.
Em 1859, a data do mapa histórico acima, após a doação de um espaço de terra de 2.500 m2 para a prática do tiro, foi criada a primeira sociedade recreativa da Colônia Blumenau- o Schützengesellshaft Blumenau. A doação das terra foi feita por  Hermann Blumenau.
Schützengesellshaft Blumenau - a 1°. Sociedade de Tiro da Colônia Blumenau.
A primeira sociedade de atiradores de Blumenau - o Schützengesellshaft Blumenau foi criado 9 anos após a fundação da Colônia Blumenau, em 2 de dezembro de 1859 - na data de aniversário do imperador do Brasil - D. Pedro II
A Homenagem é algo cultural e inerente aos imigrantes alemães, que vinham de um sistema com  origem no Feudalismo e práticas do "estilo nacional" - medieval (nunca aceitaram o renascimento - por acreditar ser um estilo estrangeiro). Naturalmente, nutriam respeito ao líder maior dentro do sistema, que poderia ser o feudal. O Imperador era o senhor máximo.
Schützengesellshaft Blumenau foi instituído por um grupo de imigrantes, integrantes e voluntários na organização da comuna, criada por Hermann Blumenau. Esta iniciativa resultou na primeira de muitas sociedades de atiradores, centros esportivos e culturais que foram fundados posteriormente na Colônia Blumenau e depois, no município de Blumenau e nos demais municípios do Vale do Itajaí, desmembrados deste.
Os estatutos da sociedade dos atiradores foram aprovados em 1863 - 2 anos após a criação do Deutscher Schützenbund, na Alemanha. A criação da sociedade foi consolidado pelo ofício enviado por Pedro Leitão da Cunha a  Hermann Blumenau, com o seguinte teor:
"Palácio do Governo, de Sta Catarina, 13 de julho de 1863. Nesta data aprovo os estatutos da Sociedade do Tiro, que me foram apresentados pelos colonos Victor Gilsa, Carlos Guilherme Friedenreich e Dr. Bernardo Knoblauch, dessa colônia, com as seguintes restrições que V. Mcê. lhes fará constar pelos meios que julgar mais conveniente: 1° que a casa seja colocada em um ponto distante de qualquer povoação e das vias públicas; 2° que o terreno seja cercado e elevado da parte onde se haja de colocar o alvo, se sorte que não ocorra o menor perigo de ofender-se qualquer pessoa, que por ali passe; 3° que nas horas de exercício não sejam admitidos no centro pessoas estranhas a ele, nem expectadores que fiquem ao alcance dos tiros; 4° que a Sociedade deverá ter um número limitado de armas, não podendo exceder de dez, devendo cada colono ter a pólvora somente que for precisa para o número de tiros que houver de dar em cada exercício. Cumpre que V. Mcê. tenha toda vigilância e cautela nestes exercícios, de modo que não se deem abusos, pelos quais fica responsável. Deus guarde a V. Mcê. Pedro Leitão da Cunha".
Os sócios fundadores:
  • Carl Wilhelm Friedenreich
  • Heinrich Pettermann
  • Jacob Louis Zimermann,
  • Jayme Dittmar
  • Rudolph Oswlad Hesse
  • Victor Gärtner
  • Victor von Gilsa
Em função da 1° Guerra Mundial, a Sociedade teve suas atividades encerradas no período entre 1917 e 1921. Em 1938, adotou o nome de Sociedade de Atiradores de Blumenau. De 1939 a 1940, aconteceu o aquartelamento do 32° Batalhão de Caçadores no Clube. Em 1944, adotou-se o nome de Tênis Clube Tabajara e, em 1946, passou-se a chamar Tabajara Tênis Clube.
Frequentavam e atiravam na primeira sociedade de atiradores da Colônia Blumenau - Schützengesellshaft Blumenau, os primeiros imigrantes  alemães que se fixaram no - Stadtplatz Blumenau. 
À partir de 1875 começaram a surgir outras associações de tiro, seguindo o modelo do Clube de Tiro Blumenau. Os núcleos urbanos dentro da grande Colônia de Blumenau eram distantes uns dos outros, o que muito contribuiu para o surgimento das novas sociedades.  Até a década de 30 do século XX, o território da  Colônia de Blumenau praticamente coincidia com o atual território do Vale do Itajaí.
Em Pomerode, a primeira Sociedade de Caça e Tiro foi fundada em 1890, com o nome de  Schützenverein Ehr und Wehr (Sociedade de Atiradores Honra e Defesa). Atualmente o município de Pomerode conta com  15 Sociedades de Atiradores ou como são mais conhecidos - Clubes de Caça e Tiro ou, com outras variações como Clube Cultural e Recreativo e Esportivo Testo Central - o qual visitamos em 13 de setembro de 2020. 
Clube Cultural e Recreativo e Esportivo Testo Central foi fundado em 1933, como ilustra a placa fixada na sua fachada e está localizado na Rodovia SC 418, no bairro de Testo Central. Quando não há competições, dança folclórica, práticas esportivas e bailes, no local se encontra a gastronomia da cultural alemã. Fomos almoçar e nos deparamos com a tradição e a história, também na mesa. 
Os responsáveis pelo Restaurante do C.C.R.E. Testo Central é família Dickmann, sendo mais conhecido como Frau Dickmann. O filho André, que também trabalha no local, e encontramos neste dia, é folclorista do Grupo Alpino Germânico de Pomerode.

Observamos o salão, original, com a pista feita de assoalho de tábuas de madeira, forro de ripas treliçados e com os quadro contendo os nomes do Reis e Rainhas de todos os tempos, tradicional imagem que torna o conjunto muito original
Lamentamos, as sociedades que apresentam seus espaços físicos descaracterizados, com forros novos em PVC e sem os característicos quadros com informações das conquistas dos Reis e Rainhas. E foi este cenário que nos inspirou a escrever esta postagem sobre e apresentar simultaneamente, deixando para o registro, os nomes destes personagens históricos anônimos, com suas datas de competições e conquistas. 
Seria muito bom que se continuassem a fazer estes registros para as sociedades e também estas práticas, como ainda acontecem na Alemanha. Não é coisa do passado como muitos imaginam. É tradição, lazer, esporte e educação no tempo presente.

As imagens comunicam... 










Salão.



















André Blunk, Marcos Dickmann e Andréia Blunk Dickmann - Equipe da Frau Dickmann


Rotkohl - Repolho Roxo e Salsichas.

Eisbein - joelho de Porco.

Recheio de pato assado.

Saladas e pepinos em conserva.

Carnes assadas.


Vista do local da Sociedade.


Característica tipologia, com platibanda escalonada - muito comum - em muitas cidades da Alemanha. Esta sede social foi construída no período de presidência de Alfonso Behling - muitas vezes Rei do Tiro na  Sociedade.

            

Tradição na grande Colônia Blumenau.
Tradição em Pomerode!


Leituras complementares - Para ler - Clicar sobre o título escolhido







Nenhum comentário:

Postar um comentário