Residência de Egon Belz, que se transformou em "A Casa do Arquiteto" em 2014, e está à venda! Projeto de Simon Gramlich. |
Surpreendeu-nos o anúncio recente sobre a venda da casa que foi residência do Arquiteto Egon Belz, projetada pelo arquiteto alemão Simon Gramlich, a partir de uma imobiliária de Blumenau.
Em setembro de 2014, usamos como bom exemplo, a apropriação cultural e da arquitetura de Blumenau e região, bem como o Museu Egon Belz, após tomarmos conhecimento de que a última vontade do arquiteto era de que sua casa, localizado na Rua Pastor Oswaldo Hesse, N° 294 - Ribeirão Fresco, ficasse sob os cuidados da classe de Arquitetos e Urbanistas de Blumenau.
Na época efetuamos registros para a história, sobre as movimentações e também divulgamos a Exposição Egon Belz, conforme imagens a seguir.
Conhecemos o arquiteto Egon Belz na década de 1990, como colegas de trabalho no Instituto de Pesquisas e Planejamento de Blumenau - IPPUB, na Prefeitura Municipal de Blumenau. Escrevemos sobre uma publicação no Jornal de Santa Catarina em memória do arquiteto, em 23 de setembro de 2014.
Egon Belz. |
Nesta época, em setembro de 2014, quando era inaugurada a "A Casa do Arquiteto" - ex residência do arquiteto Egon Belz, ficamos sabendo que a propriedade ficaria sob os cuidados do Instituto de Arquitetos do Brasil na cidade de Blumenau - IAB - Blumenau. Desta maneira, o arquiteto não só manteria viva sua memória e acervo presente na edificação, como também, disponibilizaria um espaço munido de história e vocação para as atividades relacionadas à arquitetura e encontros de arquitetos, na cidade cidade de Blumenau, e foi desta maneira que publicamos - link no final desta postagem.
Para isto, foi elaborado um projeto que ficou conhecido como "A Casa do Arquiteto" - o qual recebeu apoio da CAU SC e teve a participação direta, na sua execução e coordenação, da diretoria do IAB Blumenau e também, da FURB – na época, através da Professora Silvia Odebrecht que foi curadora do conteúdo de Arquitetura e catalogação do acervo de Egon Belz.
Estivemos na casa em 20 de setembro de 2014 e fizemos as seguintes imagens, publicadas em nosso Blog, registrando estas informações, para a história.
O anúncio na Imobiliária de Blumenau, para a venda e a situação do imóvel no momento presente.
Em 23 de fevereiro de 2024, Cleyton Annuseck nos encaminhou duas fotografias da residência do arquiteto Egon Belz, após o restauro.
Registrado para a História.
Leituras complementares - Clicar sobre o título escolhido:
Nenhum comentário:
Postar um comentário