Com o jogo de jantar presenteado por um dos proprietários da Porcelana Schmidt, Arthur Leopold Schmidt em 1960. Os dois trabalhavam com a família Schmidt. ele na Fábrica e ela na residência.
Um descendente de famílias pioneiras da região de Pomerode partiu hoje, aos 86 anos: Edmundo Meister. Conhecemos Herr Meister, junto de sua esposa Inge (Voigt) Meister, em um dia sem planejamento, e resolvemos atender ao pedido de um pesquisador gaúcho que pesquisava os pomeranos e que desejava uma foto atual da casa enxaimel.
A Casa Meister é uma das mais originais e bonitas tipologias enxaimel de Pomerode Fundos. Muitos a conhecem, mas não conheciam o casal caprichoso que residiu nela até [o momento de] sua partida. Visitamos a residência dos Meister em 23 de abril de 2023.
Inge (Voigt) Meister e Edmund se despedindo de nós, da porta dos fundos de sua casa. Ela faleceu uma semana após nossa visita.
O casal Meister na porta despedindo-se.
A casa enxaimel que pertenceu à família Voigt e, depois, à família Meister não foi construída em 1890, como está informado na inscrição sobre a porta frontal, guardada na varanda. Foi construída, provavelmente, na década de 1920 ou, até, mais tarde. Afirmamos isso por dois motivos: a data de nascimento de seu construtor e a técnica construtiva e volumetria utilizadas na casa enxaimel histórica.
Edmundo Meister casou-se com Inge Voigt em 1960, quando ela tinha 20 anos de idade. Ela trabalhava na residência de Arthur Leopold Schmidt (Fundador da Porcelana schmidt) desde 1953, quando tinha 13 anos. Seu pai Emílio ficou doente e ela precisava auxiliar no sustento da casa. Edmundo Meister, então seu marido, trabalhou na linha de produção da Porcelana Schmidt até se aposentar.
Eles nos contaram, em abril de 2023, que o casal se conheceu em um baile e se casou em 30 de janeiro de 1960. Receberam como presente dos Schmidt's lindos jogos de jantar e café, que guardam até o fim. Nesse mesmo ano do casamento, 1960, o jovem casal foi residir com os Voigt, na casa Voigt/Meister, para ajudar a cuidar da propriedade. Emílio, pai de Inge, não trabalhava mais, pois estava impossibilitado. Ele faleceu em 7 de abril de 1983, e Hilda/Hildes Voigt (Gutz), mãe de Inge, faleceu alguns meses depois do marido, em 19 de novembro do mesmo ano.
Casamento de Inge e Edmundo Meister em 30 de janeiro de 1960.
Casamento de Inge e Edmundo Meister em 30 de janeiro de 1960.
Inge, Edmundo, filhas, genro e netas. Fotografia que fizemos de fotografias penduradas nas suas paredes.
Presentes do dia do casamento de Inge e Edmundo, [exibidos em] 23 de abril de 2023, recebidos das mãos de Arthur Leopold Schmidt, um dos fundadores da Porcelana Schmidt.
Armário feito por Emílio Voigt, que guardava a preciosa porcelana recebida de presente no dia do casamento de Inge e Edmundo.
Conversando com os Meister em abril de 2023:
Sótão.
Paredes cheia de fotografias de família.
Edmundo Meister.
A Casa Voigt/Meister antes do restauro.
Inge e Edmundo Meister.
Com Inge e Edmundo Meister em abril de 2023.
A propriedade montada por Emílio Voigt e cuidada por mais de 60 anos por sua filha Inge Meister e seu genro Edmundo Meister foi tombada pela Prefeitura Municipal de Pomerode-SC, por meio da SEPLAN – Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento da Cidade. O nome atribuído foi: Propriedade de Edmundo Meister.
Duas semanas após nossa visita aos Meister, em 6 de maio de 2023, Inge Meister faleceu e hoje, 25 de outubro de 2025, faleceu seu companheiro, amigo, amor e marido, Edmundo.
Guardaram a casa, a propriedade e os presentes com muito carinho. O casal deixou muitas lembranças e histórias.
Um registro para a História.
Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Na noite seguinte, de 16 de outubro de 2025, durante a programação da 40ª Oktoberfest Blumenau, nos desdobramos pelos palcos dos setores para tentar registrar as estreias internacionais (Troglauer e Högl Fun Band), a Die Brandt's, o Show dos Velhos Camaradas, Os Montanari, entre outras atrações. Gostaríamos muito de ter tido a oportunidade de registrar outras bandas da noite, como a Banda Cavalinho, a Hochsoller-Leben Band, a Banda do Barril, a Banda Society, a Banda D'Fiebes, entre muitas outras. Tudo isso sonorizou a noite do dia 16 de outubro da 40ª Oktoberfest Blumenau, o 9º dia de festa, que registrou um público de 22.109 visitantes.
A primeira banda que registramos foi a banda regional Die Brandt's, que se apresentava no Setor do céu azul (Setor 1) e estava com traje novo, com o nome da banda bordado nas costas."
Na sequência, atravessamos a passarela sobre a Rua Humberto de Campos, que dá acesso ao Galegão, e notamos a grande fila para adentrar seu ambiente, um dos espaços mais concorridos desta edição. No local, assistimos e registramos a abertura do Show dos Velhos Camaradas, apresentado pelo Coro Masculino Liederkranz. Ali, encontramos o ex-secretário de Turismo de Blumenau, Ricardo Stodieck, na companhia de Guilherme Beno Guenther, diretor do Parque Vila Germânica.
Um comentário relacionado ao Show dos Velhos Camaradas: a voz do coro está aparecendo mais, em função de que alguns cantores, representantes das quatro vozes, também passaram a cantar com microfone.
Com Guilherme Beno Guenther e Ricardo Stodieck.
Vídeos
Die Brandt's
Na sequencia fomos até o Setor 2, e no palco estava Os Montanari e na sequência, a estreia do Troglauer Buam, às 22h., no mesmo palco
Os Montanari
Do Setor 2, seguimos o Galegão para acompanhar o início do Show dos Velhos Camaradas e encontrar as pessoas.
Coro Masculino Liederkranz - Show dos Velhos Camaradas
Saímos do Galegão e retornamos para o Setor 2, para conferir a estreia da Troglauer Buam. A primeira vez que registramos a Troglauer foi em 2017, antes da pandemia, há oito anos. O grupo é praticamente o mesmo
Ano de 2017.
Ano de 2025.
A Troglauer Buam é uma banda de Volxrock do Sul da Alemanha, fundada no ano de 2004 na cidade de Troglau, próxima a Kastl — no Distrito de Tirschenreuth, em Oberpfalz, na Baviera.
Os primeiros trabalhos da banda deram-lhe as características de uma banda eclética, que misturava elementos da música local (Volksmusik) com rock e também música clássica, o que inspirou seu codinome Heavy Volxmusik. Depois, a banda começou a tocar composições próprias.
Troglauer Buam
Após o término do show da Troglauer Buam, nos dirigimos ao Setor 1, onde, às 23h45, iniciou-se o primeiro show da Högl Fun Band. O ambiente estava quase vazio, o que nos causou constrangimento diante da importância da banda para a história da Oktoberfest Blumenau. Registramos o fato e, no momento em que trabalhávamos, não entendíamos por que [o show ocorria] àquela hora, quase à meia-noite, em um setor semivazio. Os músicos tocaram de maneira entusiasmada, não transparecendo o que nós víamos.
Högl Fun Band
Programação da noite de 16 de outubro de 2025
Setor 1
18h às 19h - Som Mecânico
19h às 21h15 - Banda Die Brandt’s
21h30 às 23h30 - Banda Cavalinho
23h45 às 2h - Högl Fun Band
2h - Encerramento
Setor 2
18h às 19h - Som Mecânico
19h às 21h45 - Banda Os Montanari
22h às 23h - Troglauer
23h15 às 2h - Hochsollerleben Band
2h - Encerramento
Setor 3
18h às 19h - Som Mecânico
19h às 21h - Banda XV Show
21h às 21h15 - Blumenauer Volkstanzgruppe
21h15 às 21h30 - Freundschaft Volkstanzgruppe
21h30 às 23h30 - Banda Do Barril
23h45 às 2h - Banda Malibu
2h - Encerramento
Setor 4
18h às 19h - Som Mecânico
19h às 21h30 - Adler’s Band
21h45 às 23h45 - Banda Lino e Orquestra
0h às 2h - Banda Society
2h - Encerramento
Palco Galegão
18h - Som Mecânico
18h30 às 21h - Banda D’ Fiebes
21h15 às 0h - Velhos Camaradas
Spaten Garden
11h às 13h30 - Banda Deutsches Akkordeon
15h15 ás 15h30 - EB Prof. Lothar Krieck – Irene
15h30 às 17h30 - Banda Die Tal Buben
18h às 19h - Fábrica de Gaiteiros
19h às 20h - Concurso de comedores de Rollmops
20h às 21h - Chope em Metro
21h15 às 21h30 - Volkstanzgruppe Grünes Tal – Familie
23h às 01h - DJ Kaisermusik
As imagens comunicam...
Die Brandt's
Os Montanari
Os Montanari
Show dos Velhos Camaradas - Galegão
Trogauer Buam
Högl Fun Band
Um registro para a História.
Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
40ª Oktoberfest Blumenau - Momentos - São Bento do Sul - Timbó - Dia 15 de outubro de 2025
40ª Oktoberfest Blumenau - Momentos - Die Brand's - Os Montanari - Show dos Velhos Camaradas - Troglauer Buam - Högl Fun Band - Dia 16 de outubro de 2025