domingo, 18 de janeiro de 2026

Abertura e Zwei Franken - 41ª Festa Pomerana - Pomerode

O ano de 2026 marca as celebrações do 67º aniversário de emancipação de Pomerode em relação a Blumenau. A data oficial, celebrada em 21 de janeiro, é o ponto alto das festividades locais, simbolizando a autonomia política. Isso explica a existência da Festa Pomerana há tanto tempo: ela nasceu, originalmente, para comemorar a emancipação da cidade.

Um pouco de história...

Relembramos um pouco desta história levantada em nossas pesquisas e postagens anteriores. O mapa abaixo — desenhado em 1905 pelo engenheiro blumenauense e diretor da Companhia Hanseática, José Deeke — ilustra os caminhos de outros tempos, muito diferentes dos atuais. Naquela época, os acessos à região eram feitos a partir dos portos marítimos de São Francisco do Sul e de Itajaí. A nucleação urbana de Pomerode, então denominada Pommerroder, foi fundada em território da Colônia Blumenau, às margens do Rio do Testo. Sua localização era estratégica: situava-se no caminho para o porto de São Francisco do Sul, passando pelas colônias de Itapocu, Humbold e Dona Francisca.
A nucleação de Pommerroder foi criada em 1861 — marco onde sua história realmente se inicia — estrategicamente posicionada no caminho entre as colônias Blumenau e Dona Francisca (atual Joinville), facilitando o acesso ao Porto de São Francisco do Sul, por onde desembarcaram inúmeros imigrantes.
Os primeiros colonos a serem assentados no Vale do Testo foram os pomeranos. O fundador da colônia, Hermann Blumenau, organizou e incentivou a formação deste núcleo urbano para servir de apoio aos viajantes e, simultaneamente, estabelecer um novo centro consumidor e comercial para sua colônia agrícola. Sob o ponto de vista dos administradores que visavam ao desenvolvimento regional, a iniciativa consolidava a firma fundada por Hermann.
Esses pioneiros pomeranos — oriundos da mistura de povos germânicos e eslavos que habitavam o norte da atual Alemanha e parte da Polônia ( e não da região do Tirol ou da Bavária) — chegaram na segunda metade do século XIX. Ao receberem seus lotes, a partir do primeiro parcelamento do solo, iniciaram o cultivo de arroz, batata, fumo, aipim e feijão, além da criação de rebanhos.
Demarcação dos lotes coloniais - Colônia Blumenau - Segunda metade do Século XIX.
Em 14 de janeiro de 2026, ocorreu a solenidade de abertura da 41ª Festa Pomerana, cuja programação estende-se entre os dias 14 e 25 de janeiro na cidade de Pomerode. A abertura oficial da festa foi realizada no Pavilhão Municipal de Eventos — localizado na Avenida 21 de Janeiro, nº 2.700 — logo após o primeiro desfile oficial, que percorreu o trajeto do centro da cidade até o local do evento.
Estivemos no no local e na abertura desta tradicional festa regional catarinense. Presenciamos o cortejo de diversas autoridades que testemunharam o momento, acompanhadas pela Banda Municipal de Pomerode Die Originalen Rega Bläser, Grupo Coral Pommernsänger,  representantes das 15 Sociedades da cidade, a Realeza desta edição (Rainha Júlia Beatriz Siewert, 1ª Princesa Jennifer Cristina Karsten, e 2ª Princesa Kaylane Kopsch) e diversas outras atrações. Um comentário técnico de quem desenhou o traje da realeza: as soberanas utilizaram o avental de um outro conjunto, mais leve e floral, que não se alinha à proposta deste traje de características mais formais. O conjunto original surgiu a partir de um estudo rigoroso de cores e tecidos; por isso, não há harmonia com o avental utilizado, que possui estilo campestre, tanto em relação ao tecido quanto à estampa e ao caimento.
Em 2016 - Definição das tecidos composições a partir dos tecidos, cores, texturas adequadas aos modelos idealizados.
Biergarten - Festa Pomerana de 2015.
Observamos que a grande tenda situada à esquerda da entrada — que havia se consolidado como um espaço de encontro e descanso, o Biergarten — foi retirada. Notamos, também, uma redução nos pontos de alimentação e nos locais para sentar e comer com tranquilidade. Por outro lado, foi muito positivo o sistema de refrigeração do ambiente, que amenizou o calor característico desta época do ano, na cidade.
Embora o tema desta edição de 2026 seja "Nossa Pequena Alemanha", não ouvimos, junto ao Hino Nacional Brasileiro, a execução do hino alemão — um momento que sempre emociona quem aprecia a cultura local. Registramos também a apresentação da dupla alemã Hans Jurgen Jopp e Michael Lochner, que dão vida ao Die Zwei Franken, encantando o público com sucessos da Alemanha de todos os tempos.
Die Zwei Franken na Festa Pomerana de 2019.

As imagens comunicam...
Vídeo
Fotografias












Visitas de outras realezas da região - Do Alto Vale do
 Itajaí - cidade de Chapadão do Lageado.

O parque de diversões, na 41ª Festa Pomerana, ocupou o espaço de um dos locais de maior sucesso em edições anteriores: o Biergarten. Aquele era um ponto de descanso e encontros, quase sempre sonorizado com música alemã ambiente, em um tom mais calmo, executada por um ou dois músicos.

Decoração de Espaço Cultural.

Rolf Gieseler e sua esposa, presenças constantes em eventos culturais na região.



Pavilhão Principal e sua decoração.


Parte do grupo do Lustige Senioren Volkstanz Club.



Grupo Coral Pommernsänger. 


Grupo Coral Pommernsänger. 
Representantes do G.F Alpino Germânico.



Grupo Coral Pommernsänger. 





















Caneco oficial da 41ª Festa Pomerana.

Famílias locais e descendentes de pomeranos envolvidos com a festa, dentro das muitas gerações.


Grupo Coral Pommernsänger. 


Maestro Wanderli Siewerdt, do Grupo Coral Pommernsänger. Gostaríamos muito de registrar este coro cantando o Hino Alemão na próxima edição da Festa Pomerana. Seria um presente para este evento cultural e cívico.

Grupo Coral Pommernsänger. 



Maestro Rafael Liandro Pinto Nemézio, da Banda Municipal Die Originale Rega Bläeser. Gostaríamos muito de registrar este coro cantando o Hino Alemão na próxima edição da Festa Pomerana. Seria um presente para este evento cultural e cívico.


Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello devidamente trajado.







Destaque para os guardiões das bandeiras das 15 sociedades esportiva e de tiro de Pomerode.

Destaque para os guardiões das bandeiras das 15 sociedades esportiva e de tiro de Pomerode.








Realeza da 41ª Festa Pomerana: Rainha Júlia Beatriz Siewert, 1ª Princesa Jennifer Cristina Karsten e 2ª Princesa Kaylane Kopsch. Um comentário técnico de quem desenhou o traje da realeza: as soberanas utilizaram o avental de um outro conjunto, mais leve e floral, que não se alinha à proposta deste traje de características mais formais. O conjunto original surgiu a partir de um estudo rigoroso de cores e tecidos; por isso, não há harmonia com o avental utilizado, que possui estilo campestre, tanto em relação ao tecido quanto à estampa e ao caimento.








Egídio Ferrari - Prefeito de Blumenau.


Bandeiras das 15 sociedades esportivas e de tiro de Pomerode.






 Maria Regina de Souza Soar - Vice-prefeita de Blumenau e seu esposo.











Manfredo Zmazek Goede (Mani) - Secretário de Turismo e Cultura de Pomerode e esposa.






Realeza da Weihnachtsmarkt - Ibirama SC.

























Die Zwei Franken - Hans Jurgen Jopp e Michael Lochner.









Vídeo - Die Zwei Franken
















Um registro para a História.
 
Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
Angewitt  (You Tube) 
AngelinaWittmann  (Facebook)





Nenhum comentário:

Postar um comentário