quarta-feira, 22 de julho de 2020

Enxaimel - Cultura Alemã na Arquitetura - Palestra na Semana da Imigração Alemã - São Leopoldo e Santa Maria RS

Capa da Palestra - Edificação enxaimel localizada em Indaial SC - Casa Duwe -  já fizemos um trabalho desta casa - no final da postagem.
Palestra efetuada através de uma Live,  dentro da programação da Semana da Imigração Alemã organizada pela Associação Cultural Germânica de São Leopoldo, em 21 de julho de 2020, às 19:00h. O contato foi feito pela Arquiteta Jéssica Neves.
Fizeram parte da bancada: Jéssica Neves e André Rotta.






Palestra - Vídeo
Equipe de carpintaria antes da montagem de uma
estrutura enxaimel - Blumenau SC.
Tínhamos disponível, o tempo de uma hora para falar. Resolvemos apresentar ao público presente, de maneira muito resumida, a evolução desta técnica construtiva, dentro de uma linearidade evolutiva, entre muitas que existem pelo mundo - daquele enxaimel que foi trazido para o Brasil, pelas  pioneiros alemães, no início do século XIX. Também para apresentar na palestra, escolhemos uma tipologia pertencente ao patrimônio histórico arquitetônico de São Leopoldo, para efetuar um breve estudo durante a mesma. Trata-se da edificação originalmente construída em taipa, que tem mais de 2 séculos e que foi descaracterizada por uma pessoas que se apresentava como arquiteto e engenheiro e  que, de fato, não o era. Talvez isso explique um pouco, o mal feito nesta tipologia. 
Importante é que, o local, e parte da edificação histórica, estão preservados e não há edificações atuais nas suas proximidades com aspectos que agridam o entorno do lugar histórico, como já registramos em outros locais. Conhecemos um trabalho que vem sendo desenvolvendo por um grupo. Pretendemos escrever sobre esta edificação, muito em breve e enaltecer o trabalho com os envolvidos, registrando para a história. A seguir, - nossa palestra e já pincelando um pouco sobre este lugar histórico. Para a história...
A Palestra: Enxaimel - Cultura Alemã na Arquitetura

O que estamos deixando para a novas gerações?




Casa Duwe - Indaial SC






Nenhum comentário:

Postar um comentário