domingo, 26 de julho de 2020

Homenagem ao Imigrante - Semana de Imigração Alemã - Blumenau 2020

Monumento do imigrante - construído em 1900 - com 120 anos.
Desde o início da década de 1950, o C.C. 25 de Julho de Blumenau presta sua homenagem à memória dos pioneiros responsáveis pela fundação de dezenas de cidades que formam a atual rede urbana do Vale do Itajaí. Desde 1974, a Administração Pública de Blumenau, através do ex Prefeito Félix Theis, também participa deste momento cívico, tradicional e peculiar, junto ao Monumento do Imigrante, localizado na Praça Hercílio Luz - no antigo porto fluvial do Stadtplatz Blumenau, um dos locais com maior lastro histórico da região do Vale do Itajaí. 
No final desta, há uma lista com link's de postagens das homenagens ao imigrante - anteriores, nas quais, há registros de  momentos históricos. 
Para ler, basta escolher um dos anos e clicar sobre.

O Monumento do Imigrante

Blumenau em Cadernos - Abril 1962.
Em 1957, o C.C. 25 de Julho de Blumenau já prestava
 homenagens ao Imigrante junto a este monumento.
O Monumento do Imigrante foi construído em 1900 na Praça Hercílio Luz, para comemorar os 50 anos da chegada dos primeiros 17 imigrantes alemães - fundadores da Colônia Blumenau - cujo território abrangia todo o Médio Vale e Alto Vale do Itajaí. 
O C.C. 25 de Julho de Blumenau foi fundado em 1954. Encontramos um registro de 1957 que ilustra a homenagem deste centro cultural aos pioneiros.
Essa tradição nunca deixou de existir em Blumenau, mesmo com poucas pessoas, como aconteceu em 2011, quando registramos a presença de 10 pessoas. A homenagem aconteceu, de maneira solene e formal, na data de 25 de julho
Estavam presentes, neste momento: Udo Teske, Rolf Odebrecht, Renate Odebrecht, Lenita Urbano, Antônio Urbano, Wilson Schaade, Anita Schaade, Dieter Berner, Christopher Berner e Angelina Wittmann.
A homenagem, junto ao Monumento do Imigrante nunca deixou de contar com a presença das pessoas, até esse 25 de julho de 2020 - ano no qual convivemos com uma pandemia, causada pelo vírus chines Covid 19, responsável pela instituição do isolamento social, com mais ou menos rigor, desde março deste mesmo ano. 
Ineditamente fomos até o Monumento do Imigrante e efetuamos o registro da homenagem silenciosa,  a qual não deixou de  acontecer. Registramos para a História.
Quando chegamos ao local - 9:30h do dia 25 de julho, as flores já estavam depositadas pela Fundação Cultural de Blumenau,  Consulado Alemão de Blumenau e pelo C.C. 25 de Julho de Blumenau
A Praça Hercílio Luz se encontrava vazia, como determina o último Decreto Municipal impetrado pelo Prefeito de Blumenau  Mário Hildebrandt. 
O Prefeito de Blumenau, em 21 de julho, determinou o fechamento do comércio de rua, restaurantes e bares, academias e salões de beleza, e a proibição da entrada de novos hóspedes na rede hoteleira. As medidas permanecerão ao menos sete dias - portanto, até o dia 28 de julho. 
Até então, Blumenau soma 3.366 casos de Covid19, com 25 óbitos, e segundo o último boletim do governo do estado, a região é considerada parte do  nível gravíssimo sob o aspecto de contaminação. A ocupação de leitos de terapia intensiva (UTI) atual é de 95%, segundo dados da prefeitura.

Monumento do Imigrante e Entorno em 25 de julho de 2020.














Monumento do Imigrante construído para as comemorações dos 50 anos da chegada dos
primeiros 17 imigrantes alemães. Construção no ano de 1900.



Câmeras para registros de movimentações na Praça Hercílio Luz.





Vegetação no corpo do centenário monumento.

Enquanto alguns bustos sumiram do espaço da cidade , como é caso do busto do Coronel Feddersen e do Pedro Wagner de locais distintos  - surgem novos bustos, como o de Matinho Lutero na Praça Hercílio Luz.
 Vítima do ciclone extratropical ocorrido em junho de 2020 - árvore centenária da Praça Hercílio Luz.
































 Palavras do Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau  - 2020



Homenagens anos anteriores.
Clicar sobre o título escolhido:
  1. Homenagem ao Imigrante - 2011
  2. Homenagem ao Imigrante 2013
  3. Homenagem ao Imigrante 2014
  4. Homenagem ao Imigrante 2015
  5. Homenagem ao Imigrante 2016
  6. Homenagem ao Imigrante 2017
  7. Homenagem ao Imigrante 2018
  8. Homenagem ao Imigrante 2019












Nenhum comentário:

Postar um comentário