sexta-feira, 10 de julho de 2020

Hermann Gehrmann e o Hotel Oasis - Pomerode SC - Décadas de 1940 até 1960

A imigração alemã nunca foi encerrada nas regiões do Vale do Itajaí, do Itapocu e do Rio Negro em Santa Catarina. Região que começou suas povoações na segunda metade do século XIX.
Relembramos um pouco desta história levantada por nós, em pesquisas apresentadas em postagens anteriores. O mapa abaixo - desenhado pelo blumenauense, engenheiro e Diretor da Cia Hanseática - José Deeke - em 1905 - ilustra os caminhos de outros tempos - muito diferentes destes que conhecemos atualmente. Os acessos para a região, eram feitos a partir dos portos marítimos de São Francisco de Sul e do Itajaí. A nucleação urbana de Pomerode, na época denominado Pommerroder, fundada - no território da Colônia Blumenau - às margens do Rio do Testo - estrategicamente no caminho para o porto marítimo de São Francisco do Sul, o qual passava pelas Colônias de Itapocu, Humbold e Dona Francisca. Este personagem histórico de Santa Catarina esteve nas três regiões de imigração alemã:  São Bento do Sul, Pommeroder e Joinville, onde foi sepultado. Mas foi em Pomerode, que deixou sua marca e foi homenageado, emprestando seu nome ao Espaço Cultural do Teatro Municipal de Pomerode.

Em 1924, com 22 anos de idade, o imigrante alemão Hermann Gehrmann, filho de Friedrich e Dorotheia Gehrmann,  chega ao Brasil, acompanhado de seus irmãos Heinrich e Bertha Gehrmann. Chegam à cidade de São Bento do Sul. 
Depois de um ano em São Bento do Sul, Hermann conheceu Ida Rothsal com quem casou em  10 de dezembro de 1925. Em 1927, tiveram o filho Hermann Maximilian Gehrmann que partiu nesse mesmo ano de 1927Em São Bento do Sul, Hermann Gehrmann foi agricultor e também promovia curas. 
São Bento do Sul 1922.

O casal mudou-se para Pomerode e na cidade, às margens do Testo, Hermann atendia as pessoas que buscaram cura para suas doenças e doresEra muito popular e conseguiu construir um local próprio para receber as pessoas, que chamava de "hospital". A sua construção foi possível mediante o dinheiro que recebia  das curas medicinais.
Com o passar do tempo, sua prática de medicina alternativa não foi muito bem vista   e sofreu perseguições oficiais e de certa maneira, por uma parte da sociedade. Com isso, Hermann Gehrmann resolveu transformar o seu "hospital" em um hotel, quando surgiu o lendário Hotel Oásis, em 1946 e, que existiu, por somente, duas décadas incompletas.
Os ex agricultor e ex curandeiro criou um espaço glamouroso para a pequenina cidade de Pomerode da década de 1940.
Pomerode - década de 1950.

Hermann Gehrmann criou um espaço sofisticado que destoava dos hábitos da cidade. Trouxe para o Hotel Oasis, o conhecimento adquirido em suas viagens à Europa e também, ao Rio de Janeiro - capital do Brasil, alinhado ao seu apurado bom gosto, requinte e gosto pelas artes. Era um assíduo frequentador das festas no Palácio Quintandinha, na capital do Brasil, que o inspirou a repetir festas semelhantes no Hotel Oasis, em PomerodeAs festas eram um ambiente fora do cotidiano da pequena cidade e faziam com que seus frequentadores imaginassem estar em outro local. Essa eferverscência atraia visitantes de outros locais.

Hotel Oasis esteve aberto até meados de 1963/1964, com uma história curta, com menos de 20 anos de existência - localizado na cidade de Pomerode, na Rua Dr Fritz Wacholz, esquina com a Rua Luiz Abry. 



Existiu o tempo suficiente para criar sua lenda e de seu requinte e luxo refletindo a imagem de seu idealizador, o qual sempre foi visto muito bem vestido e que criou cada detalhe do espaço à gastronomia e bebidas oferecidos ao público frequentador. Observava pequenos detalhes, desde toalhas, tapetes, móveis, decoração e cortinas. 
No Hotel Oasis apresentavam-se orquestras internacionais nos eventos pagos, os quais recebiam pessoas de todo o Brasil.

Fonte - O Diarinho.
Em 1963Ida Gehrmann parte, o que foi um baque para Hermann Gehrmann. O ocorrido teve reflexo nos negócios do hotel que foi fechado. Isso nos faz refletir que, de repente, Ida Gehrmann tenha tido um papel importante na história desse projeto, o qual, na pouca e escassa história, somente menciona Hermann Gehrmann. Depois de seu falecimento, tudo acabou.
Ruínas
No  final da década de 1960,  Gehrmann foi residir Pirabeiraba Joinville, onde estava sua irmã Bertha. Já escrevemos sobre práticas da cultura alemã desta localidade no Blog, link no final desta postagem. 
Ancianato Bethesda completa 83 anos de grandes desafios e ...
Ancionato Bethesda - Joinville
Em 1977, Hermann Gehrmann foi para o Ancionato Bethesda, também em Pirabeiraba - Joinville. 
Pastor Burger solicitou, em nome de Hermann Gehrmann, uma pensão ao Consulado Alemão – para seu sustento. 
Hermann Gehrmann partiu em 1999, com praticamente 90 anos de idade.
A escritora e jornalista Bettina Riffel - que atuou na Deutsche Welle, escreveu o livro "Oásis Erinnerungen - Lembranças do Oásis", que colocou esta passagem na História.
O livro foi baseado nas memórias e relatos coletados por meio da história oral local, bem como, em documentos deixados por Hermann Gehrmann.
Em 15 de agosto de 2019 - o Teatro Municipal de Pomerode completou 10 anos e o homenageou colocando seu nome do Espaço Cultural.
Angelina Wittmann - Arte-Cultura-História e Antropologia ...
Pomerode
A nucleação de Pommerroder foi criada em 1861, (Aí iniciou sua história realmente!) no caminho entre as colônias Blumenau e Dona Francisca - Atual cidade de Joinville - ou com acesso ao Porto de São Francisco do Sul, por onde chegaram inúmeros imigrantes.
Os primeiros imigrantes a serem assentados no Vale do Testo foram os pomeranos. O fundador da Colônia Blumenau - Hermann Blumenau organizou e incentivou a formação desta nucleação urbana dentro da Colônia Blumenau, para facilitar para os viajantes e também, assim, criar mais um núcleo consumidor de sua colônia agrícola - firma que fundou. E também, foi mais um núcleo comercial e consumidor, dentro da região - sob ponto de vista dos administradores que visavam seu desenvolvimento. 
Os primeiros imigrantes pomeranos - oriundos da mistura de povos germanos (cristãos convertidos) e eslavos - que povoavam o atual território do norte da Alemanha e parte da Polônia, na segunda metade do Século XIX, recebiam lotes, a partir de um primeiro parcelamento do solo, onde cultivavam arroz, batata, fumo, aipim, feijão e criação de rebanhos.
Demarcação dos lotes coloniais - Colônia Blumenau - Segunda metade do Século XIX
Por que o desmembramento  de Blumenau?

Lembramos que o Presidente do Brasil - (Clicar sobre para ler mais sobre) Getúlio Vargas e o governador do Estado de Santa Catarina - Nereu Ramos, iniciaram o processo de desmembramentos e dividiram a grande Colônia Blumenau em mais de 30 municípios, com intuito de enfraquecer a região a partir do fracionamento de sua unidade - década de 1950. Época do nacionalismo no Vale do Itajaí - ação que e bulling oficial que calou uma geração a partir de suas práticas culturais.
Historicamente, esta região tornou-se auto suficiente, praticamente sem a presença do Estado na providencia de infraestrutura básica. Em poucas décadas, a região alavancou a indústria no Estado de Santa Catarina, juntamente com a região norte do estado - na época - Colônia Dona Francisca. Todos estes dados foram rigorosamente detalhado pelo geógrafo Paulo Lago em seu livro: Santa Catarina: a terra, o homem, e a economia publicado pela editora da UFSC.

Alguém comentou nas redes sociais, reportando a esta postagem: "Era um Hotel Pagão!".
A cura, não feita de maneira tradicional é muito complicada. Lembramos do Frei Franciscano que passou sua vida curando as pessoas, ao mesmo tempo que tentava comprovar que isto é perfeitamente normal e não "tem nada a ver com o diabo!" e é coisa de Jesus Cristo, que enviava as pessoas a curarem-se umas as outras. Também criou um lugar de curas, mas também encontrou muitos desafios. Leia a História de Frei Hugolino Back, o último link das leituras abaixo.Imaginamos, os problemas enfrentado por Hermann Gehrmann, na cidade de Pomerode, no tempo anterior à década de 1940.
O significado de Gehrmann (Palavra de origem latina) é Germano, denominado pelos romanos, quando invadiram o território dos Germanos.
Referências
SOUZA, Cláudio Bersi de Souza. O Hotel Oásis. t8 PUBLICAÇÕES LEGAIS QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2019 DIARINHO. Disponível em: https://diarinho.com.br/wp-content/uploads/2019/04/PUBLICAC%CC%A7O%CC%83ES-LEGAIS-25042019.pdf. Acesso Em: 9 de julho de 2020 - 22:43h.

Leituras complementares - Clicar sobre o link escolhido:
  1. 10° Encontro Folclórico Cidade de Joinville e 5° Festa do Aipim
  2. História...Parte I - Dos Germanos ao surgimento: “Deutschland”
  3. Um pouco da História de Pomerode e Momentos da 36° Festa Pomerana 2019 - Dia 15 de Janeiro.
  4. Frei Hugolino Back - A cura pelas mãos



Em construção!!!




























Um comentário:

  1. É o passado vivido aqui, em grande parte por estrangeiros em busca de onde construir um novo lar, começando praticamente do zero. Distâncias a vencer, ferramentas rudimentares à fabricar, cultivar a terra para obter o alimento. A formação de agrupamentos era por demais necessária para compensações, ajuda mútua e organização para defesa contra eventuais inimigos ...

    ResponderExcluir