quarta-feira, 29 de julho de 2020

Corte de Árvores Centenárias - junto ao Cemitério Histórico Luterano Centro - Blumenau SC

Cemitério Luterano Centro de Blumenau - mais sobre no link no final desta postagem.

Rua XV de Novembro - Blumenau - após
Registro para a História. Árvores centenárias serão cortadas no Cemitério Histórico da Igreja Luterana do Centro Blumenau. Após a passagem do ciclone "Bomba" - Extratropical, pela cidade e toda a região em 30 de junho de 2020, onde árvores do cemitério foram arrancadas e verificou-se que muitas outras poderiam trazer riscos à comunidade. Salientando, que não somente no cemitério, foram arrancadas árvores, mas em todos os locais, inclusive na Rua XV de Novembro - centro de Blumenau
De acordo com a coluna de Francisco Fresard - o Pancho - em 29 de julho serão cortadas 51 árvores, em agosto
O Pastor Milton Jandrey, menciona que são árvores Pancho, as árvores marcadas para o corte, foram identificadas e analisadas por profissionais do curso de mantidas e podadas e outras serão observadas por determinado tempo até nova avaliação. 
O cemitério, é histórico e sobre o mesmo já escrevemos na Série "Cemitérios", onde há a viva história da cidade através de nomes e datas relacionados aos pioneiros de toda região do Vale do Itajaí. 
Link: Cemitério Luterano Centro - Blumenau
Esta arborização histórica, faz parte  paisagem original do cemitério luterano centro e não deveriam somente retirá-la parcialmente, mas renovar com novas espécies para manter a característica do espaço, que apresenta este diferencial dos demais cemitérios da cidade - grande parte registrado nesse Blog (Link no final). De acordo com a reportagem de Pancho, isto  irá acontecer.  
Foi formada uma comissão com integrantes da comunidade luterana centro para acompanhar o trabalho de corte e também, para elaborar diretrizes para o futuro  paisagismo do cemitério que deverá repor as árvores - pois fazem parte da característica espacial original do histórico cemitério. A comissão formada pretende definir o melhor local e as espécies mais adequadas para plantio e recuperar a perda destas que serão cortadas. 
Sugerimos que a mesma equipe do curso de Engenharia Florestal da FURB que definiu as árvores que serão cortadas, fornecesse assessoria para o remanejamento das espécies. Faz-se importante preservar a paisagem original do cemitério e como qualquer ser vivo, possui um ciclo vital - do nascimento à morte, o que não significa a extinção pautado no ocorrido pós ciclone. Devem ser repostas árvores jovens efetivando o manejo no local.
A título de informação, após o ciclone extra tropical na cidade de Blumenau, foram quantificadas perdas de 28 árvores no cemitério histórico da Comunidade Luterana Centro.
A Comunidade Luterana Centro - iniciou uma campanha de captação de recursos para efetuar este manejo - retirada e reposição das árvores. As pessoas interessadas em contribuir podem depositar qualquer valor  na conta a seguir:
Banco: Sicredi – 748
Agência: 2606
Conta: 32915-0
Favorecido: CEB – Paróquia Luterana Blumenau Centro
CNPJ: 09.483.172/0001-38
Link's de assuntos afins -Para ler -
  1. Igreja luterana terá que cortar mais de 50 árvores de cemitério histórico do Centro de Blumenau
  2. Cemitério I - Local de Visitação e História - Cemitério Luterano Centro - Blumenau
  3. Cemitérios - Série











Nenhum comentário:

Postar um comentário