sexta-feira, 17 de julho de 2020

Momento 10 anos - Primeiros Registros Culturais - Meses de outubro a dezembro - 2010

Visita da banda alemã Winzerkapelle Rödelsee no Oktoberkaffee do C.C. 25 de Julho de Blumenau. Um jovem, Marco Rebello pediu-nos para fotografá-lo e sua Oma, junto a banda, que gentilmente posou para o registro. Neste momento, também percebemos que o paço necessitava de reformas.

Desde maio de 2020 - até o final deste mesmo ano, lembramos o 10° aniversário do momento que nos tornamos blogueira sobre temas de história, arquitetura, arte  e antropologia, entre outros, mediante a disponibilidade desta ferramenta que se apresentou para nós, das possibilidades das redes sociais, pois, alinhado ao blog, surgiu Facebook que, atualmente, censura e bloqueia este e também, o canal do YouTube, os quais são importantes para complementar o trabalho que disponibilizamos à sociedade local, regional e para quem acessar as mídias virtuais. Igualmente há o compartilhamento das pesquisas e também, dos registros histórico  através dos vídeos de momentos culturais e de outros complementares a estes, atuais, como construção de material histórico para o futuro, que recebe implementos de relatos históricos explicando, a partir de um recorte de tempo passado, o momento presente.
Escolhemos agosto como a data que representa a atuação dessa atividade de maneira ininterrupta, que teve início em 2010, no Blog do C.C. 25 de Julho de Blumenau, com a postagem que noticiou a doação de dois computadores ao  centro cultural, pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina
Dieter Berner no lançamento do livro A Ferrovia no Vale do Itajaí em 30 de abril de 2010.
Em 30 de abril de 2010, durante o lançamento de nosso livro: A Ferrovia no Vale do Itajaí – Estrada de Ferro Santa Catarina, no teatro Carlos Gomes, em Blumenau, recebemos o convite formal do Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau – Dieter Berner, para compor a Diretoria do centro cultural como sua secretária. O convite foi prontamente aceito.

O convite surgiu, apenas dois anos após termos defendido a dissertação de mestrado no curso de pós-graduação, na UFSC - Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, cuja pesquisa foi sobre a ferrovia EFSC, tema do livro lançado em 2010. Neste ínterim, participávamos ativamente de debates e também da pesquisa sobre temas que envolviam cultura, história, arquitetura da sociedade da cidade de Blumenau – sob os aspectos histórico, cultural e antropológico, como membro de comissões formais e grupos não governamentais. 

Como secretária da Diretoria do C.C. 25 de Julho de Blumenau, através do Blog do centro cultural começamos divulgar as práticas e história dos pioneiros de Blumenau e região, por acreditar, como arquiteta e mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, que as cidades possuem identidade própria, através dos aromas, melodia, dança, gastronomia, arquitetura, cidade e que, uma difere da outra por estas e outras questões. 
Assembléia Geral 2012 - parte da Diretoria do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Hans Prayon, Dieter Berner, Angelina Wittmann, Stefan Ziel e Rolf Haas.
Criamos o slogan: “Quem conhece, gosta. E quem gosta, cuida! ” . 

Assumimos a
responsabilidade de alimentar o Blog do centro cultural em maio de 2010. Mas foi somente em agosto, que nos sentimos à vontade para usar as ferramentas tecnológicas e conseguirmos seguradamente, de maneira prática, postar as informações desejadas. Neste período resgatamos a história dos centros culturais 25 de Julho, praticamente desconhecida, e esta pesquisa fez parte das primeiras postagens fixas a serem publicadas.

Como blogueira do 25, divulgamos as práticas culturais de seus grupos, eventos e também, a história dos pioneiros. Desenvolvíamos o trabalho para o blog, como arquiteta e urbanista e também, como pesquisadora de Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade,  em detrimento do perfil identitário de Blumenau e região – território da antiga Colônia Blumenau.
Angelina Wittmann - Arte-Cultura-História e Antropologia : Para ...
Um grande público de várias regiões do Brasil nos acompanhou - e ainda acompanha, com origem predominante do Sul do país. Também aconteceu muitas conexões através do Blog, na Alemanha e com a Alemanha, país de origem dos pioneiros.
Na primavera da Alemanha, em 2013 - Coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau na Alemanha.
Permanecemos à frente de Blog do 25 até meados de outubro de 2013, quando desejamos ampliar sua pesquisa e postagens para além do 25, de Blumenau, seguindo a mesma linha e perfil cultural de sua atuação.  
Dentro de um horizonte maior, continuamos a divulgar as atividades do centro cultural e de outros espaços semelhantes da região, a partir de suas práticas, igualmente, como também, continuamos  divulgando as pesquisas desenvolvidas em nossos tempos vagos. Fizemos postagens diretamente da Alemanha, com intuito de fornecer conhecimento e material de pesquisa àqueles que buscavam informações sobre a origem cultural da região, e também de outras regiões do Brasil com as mesmas características
Schützenverein Harmonie - 120 anos de História  - dezembro de 2016.
Este estreitamento, pesquisa e contato com a região de origem dos primeiros pioneiros – a Alemanha, também resultou, de maneira prática, no livro Fachwerk - a Técnica Construtiva Enxaimel, lançado em fevereiro de 2020, na cidade de Blumenau. 
Com Dr. Wolfang Betz e Dr. Konrad Bedal - pesquisando, entre outras questões, o enxaimel - na Alemanha.
Na sequência - como um marco histórico e homenageando nosso primeiro espaço de Blog - o Blog do C.C. 25 de Julho de Blumenau - apresentamos nossos primeiros registros fotográficos e em vídeos efetuados no ano de 2010, publicado nesse blog - em ritmo 10 anos.

Reunião da Diretoria - Posse como Secretária do C.C. 25 de Julho de Blumenau - maio de 2010
Renate Rossmark, secretária de mais 6 Presidentes do 25, Dieter Berner,
Stefen Ziel e Cyntia Emmendoerfer.

Ao centro - os ex Presidente do 25, da esquerda para a direita -   Harry Dickmann e Wilfried Volkmann, ex Maestro do Coro Masculino Liederkranz Manfredo Bubeck e ex Presidente do 25 Rolf Haas.


Stefan Ziel, Cyntia Emmendoerfer, Aneliese Schwertl e Werner Annuseck.

Rolf Haas, Aneliese Schwertl, Renate Rossmark, (em pé) Stefan Ziel e Dieter Berner.


Aneliese Schwertl e Renate Rossmark - ex secretárias do 25 e a nova secretária, Angelina Wittmann.

Wolfgang Krieger, Paulo König, Oswin Reinstenbach e Edson Wruck, que também ingressava no Coro Masculino Liederkranz nesse período. O coro organizava a primeira edição do "Show dos Velhos Camaradas" no Oktoberfest Blumenau 2010. Wruck, na época, disse-nos: "É a apresentação de um "teatrinho" no palco, o qual representa um encontro de amigos em pequeno bar, onde bebem e cantam."


Wolfgang Krieger com o livro: "A Ferrovia no Vale do Itajaí" nas mãos que acabava de ser lançado, atualmente - esgotado.

Wilfried Volkmann, Manfredo Bubeck, Dieter Berner e Rolf Haas.

Imagens do Oktoberfest Blumenau 2010 e do Oktoberkaffee com a Presença da banda de Rödelsee - Winzerkapelle. Rödelsee
Abertura


Wilfried Volkmann.



Katwald Roedel, Fausto Emmendoerfer e Wilfried Volkmann da Harmônicas Blumenau na noite do primeiro desfile do Oktoberfest Blumenau 2010.








Harmônicas Blumenau - do C.C. 25 de Julho de Blumenau.


Cyntia Emmendoerfer e Fausto Emmendoerfer.






















O primeiro barril a ser sangrado no Oktoberfest Blumenau 2010.


Parte do Coro Masculino Liederkranz.
Parte do Coro Masculino Liederkranz.
Parte do Coro Masculino Liederkranz.

Udo Teske - coralista do Coro Masculino Liederkranz.

Hercílio Stahnke - coralista do Coro Masculino Liederkranz.
Coro Masculino Liederkranz.

Banda alemã de Ruhpolding.

Momento da sangria do barril.

Werner Weigmann, Roberto Wittmann e a pesquisadora americana sobre cultura alemã fora da Alemanha - Audrey Ricke.



 1° Edição do Show dos Velhos Camaradas no Oktoberfest Blumenau 2010.














Hercílio Stahnke e o maestro José Carlos Oeschler. o coralista contava com 89 anos de idade.
Oktoberkaffee no C.C. 25 de Julho de Blumenau - 2010


Winzerkapelle Rödelsee



Família Wruck.




 Um dos desfiles do Oktoberfest Blumenau 2010







Wilfried Volkmann - Coordenador do grupo Harmônicas Blumenau.


















Rua das Palmeiras - Stadtplatz Colônia Blumenau.




Tocador de Harmônica e coralista do Coro Masculino Liederkranz - Katwald Roedel.









Residência de Hermann Wendeburg - tipologia pertencente ao patrimônio histórico arquitetônico da região mais antigo do Vale do Itajaí  - construído em 1958 e o motivo da capa do livro Fachwerk - a Técnica Construtiva enxaimel..













Dieter Schwertl - neto de um dos fundadores do C.C. 25 de Julho de Blumenau - imigrante alemão da região de Unterfranken, que junto com suas irmãs, apoiaram a reforma do palco do 25 em 2011 - imagem abaixo. Marcenaria Rossmark. Dona Renate Rossmark era sua tia.

Após observar o estado do palco do C.C. 25 de Julho através dos registros da banda alemã sobre  o mesmo, coordenamos um mutirão de reforma e doamos nosso projeto - 2011. Para ler sobre - Clicar em: O Diário de uma Reforma - Palco 25
Simone Leal, esposa e filhas de Dieter Schwertl no carro das Harmônicas Blumenau.







Harmônicas Blumenau - C.C. 25 de Julho de Blumenau.

Harmônicas Blumenau - C.C. 25 de Julho de Blumenau.
























y




























Winzerkapelle Rödelsee.
Winzerkapelle Rödelsee.

Banda Ruhpolding.





 Weihnachtskonzert - Encerramento de Natal - Grupos Culturais do C.C. 25 de Julho de Blumenau - 2010.
 






































À esquerda - Rolf  Odebrecht - neto de Emil Odebrecht na companhia de sobrinhos.







Ao centro - Eido Odebrecht - bisneto de Emil Odebrecht.

Alfredo Schossland e sua mãe Frederike - Escrevemos sobre sua biografia. Para ler - Clicar sobre: Alfredo Werner Schossland - História da Colônia Blumenau em tempos distintos






















Dieter Berner e Alda Niemeyer - Apresentam a programação da noite em português e alemão.









Paulo König e sua esposa.










Coralistas do Liederkranz Antônio Kühnen e Udo Teske.







































Audrey Ricki - Pesquisadora americana.



 


































Irmãs Rossmarck - filhas do migrante oriunda de Unterfranken, que ajudou a fundar e a construir a sede do C.C.25 de Julho de Blumenau.












Definitivamente, as imagens comunicam...
Na época, em 2010, apenas registros, muitas vezes sem o devido entendimento das pessoas fotografadas. Hoje, após 10 anos, registros históricos e também, imagens de práticas culturais positivas, parte da educação formal de uma cidade.
Quem conhece, gosta. e quem gosta cuida!. 

Momento 10 anos blogando.
Palmeiras da Rua das Palmeiras - Stadtplatz Colônia Blumenau.


 Vídeos 2010 - Canal do YouTube



























Registros de 2009









Registros de 2008

















Nenhum comentário:

Postar um comentário