quinta-feira, 23 de julho de 2020

Homenagem ao Imigrante na Semana da Imigração Alemã - Década de 1970

Ex Prefeito de Blumenau Félix Theis ajudando a colocar flores no monumento do imigrante - tradição repetida todos os anos até o tempo presente.
Geralmente, na semana na qual está o dia 25 de julho é são prestadas homenagens aos pioneiros e imigrantes alemães, também lembrando enaltecendo sua cultura, feitos e história. Imigrantes que fundaram inúmeras cidades no Sul do Brasil e no Vale do Itajaí. Na cidade de Blumenau e na região, território da antiga Colônia Blumenau - é uma tradição, a prática de Homenagem ao Imigrante e ao Colono - com momentos culturais e festivos. Neste momento, de maneira muito respeitosa, são lembrados aqueles que iniciaram a história das principais cidades da região do Vale do Itajaí. Em Blumenau esta iniciativa teve início com a iniciativa do C.C. 25 de Julho de Blumenau - temos registros de 1970.

Comunidade Ilse - Indaia/Ascurra - existe ainda nos dias atuais.
Mesma arquitetura deste tempo da fotografia. 



Igreja católica - localizada no meio da Rua XV de Novembro - idealizada pelo Padre José Maria Jacob -
 linguagem neogótica  do final do século XIX - foi demolida para construir a atual existente no local.

Igreja Luterana Igreja do Espírito Santo - construção do Século XIX - respeitada em sua originalidade e nunca se cogitou demolir para fazer uma nova - Exemplo.


Os tradicionais momentos de homenagens são momentos nos quais são  lembrados os pioneiros - imigrantes alemães e a cultura que impregnou a paisagem a partir de seus hábitos e costumes. Esse processo  contribuiu para a formação da nação brasileira - multicultural.
As homenagens, também são prestadas, de maneira tradicional,  junto ao Monumento do Imigrante,  prática que que  teve  início há muito tempo, na cidade de Blumenau e região e que aos pouco, estamos reunindo alguns registros - a partir da década de 1970.
Homenagem do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Ano de 1970.




















Encontramos mais alguns registros fotográficos históricos desta homenagem ocorrida no passado, mais especificamente, com a presença do C.C.25 de Julho de Blumenau, que desde este momento histórico - década de 1970, junto com a municipalidade de Blumenau - presta a tradicional homenagem ao imigrante, com representantes de seus grupo culturais ao lado de representantes da municipalidade. A municipalidade de Blumenau começou a participar junto com o C.C. 25 de Julho de Blumenau, durante o governo do Ex Prefeito Félix Theis, em 1974.
Por conta do isolamento social, os eventos e solenidades em respeito a esta data, na região, estão um pouco diferentes neste ano de 2020.

Registros inéditos deste momento - Década de 1970

Registros de Homenagens no  Monumento do Imigrante ocorridas em anos recentes - nos link's abaixo
Clicar sobre o título escolhido.
  1. Homenagem ao Imigrante - 2011
  2. Homenagem ao Imigrante 2013
  3. Homenagem ao Imigrante 2014
  4. Homenagem ao Imigrante 2015
  5. Homenagem ao Imigrante 2016
  6. Homenagem ao Imigrante 2017
  7. Homenagem ao Imigrante 2018
  8. Homenagem ao Imigrante 2019
Ano de 2011
Ano de 2013
Em 2014
Paulo König - Em 2015
Em 2016
Em 2017.
Em 2018
Em 2019



























Uma Reflexão sobre a data do Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Dieter Berner em julho de 2020

















Nenhum comentário:

Postar um comentário