sábado, 18 de julho de 2020

Encontro na Igreja São Paulo Apóstolo - Congresso Mariano Regional - 1950 - Em Comemoração do Ano Santo e do Primeiro Centenário da Fundação de Blumenau - Blumenau SC

Na Semana da Imigração do início da década de 1950, quando Blumenau comemorava 100 anos de  fundação, aconteceu o grande Congresso  Mariano Regional, durante  4 dias entre os dias 13 e 16 de julho de 1950 e que foi amplamente propagado. 

O congresso foi organizado pela Congregação Mariana que é  uma associação pública de leigos católicos, com orientação e devoção voltadas à Maria, mãe de Jesus. As  congregações Marianas tiveram início em 1563, no momento que o  Padre Jean Leunis, fundou um grupo entre os alunos do Colégio Romano, em Roma, para esse estudo, voltado à vida de Maria e à caridade e que logo se espalhou pelo planeta, principalmente nos  colégios da Companhia de  Jesus como era o caso do Colégio Santo Antônio de Blumenau, cujo história está em fase de pesquisa e logo mais estará nesse blog.
Colégio Santo Antônio - Blumenau - em breve sua história será publicada nesse espaço
Em território brasileiro, as Congregações Marianas também chegaram através dos colégios da Companhia de Jesus, já no período colonial e praticamente desapareceram, com a expulsão dos jesuítas, em 1759.
Vinte anos após a fundação de Blumenau, em 1870, novamente foi fundada a Congregação Mariana, em Itu, no estado de São Paulo. Em 1927, houve o início do movimento federativo com a primeira Federação Estadual, no estado de São Paulo e em 1937, 13 anos antes do congresso regional acontecer em Blumenau, foi criada a  Confederação Nacional com sede na capital do país, Rio de Janeiro. 
Em Blumenau, em julho de 1950, de maneira festiva, aconteceu o Congresso Mariano Regional e que foi organizado e contou com o apoio de outras cidades, principalmente, do Sul do Brasil. 
Estiveram presentes o Bispo de Ribeirão Preto - D. Inácio Krause e o Bispo de Joinville D. Pio de Freitas.
A programação contou com sessão de estudos no salão nobre do Colégio Santo Antônio, peregrinação desde  Belchior até Blumenau, missas solenes – entre as quais uma missa campal no pátio da antiga matriz (cuja arquitetura seguia a linguagem neogótico) e finalmente, como última sessão, aconteceu a sessão no Teatro Carlos Gomes. 
Sessão de estudos no salão nobre do Colégio Santo Antônio.
Missa campal no pátio da antiga matriz  - construída pelo Padre José Maria Jacobs.

Sessão no Teatro Carlos Gomes. 
O  congresso foi encerrado com uma peregrinação até o pátio do Colégio Sagrada Família. 
As fotos são do Arquivo Histórico da Paróquia Catedral São Paulo Apóstolo e encontradas no Facebook Catedral São Paulo Apóstolo no álbum "70 anos do congresso Mariano Regional".
Lembramos que a nova igreja construída no local desta igreja histórica foi inaugurada somente 8 anos após a realização deste evento, em 1958. 
Para ler mais sobre a Arquitetura da nova igreja católica do centro de Blumenau - Clicar em: Arquitetura - Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau - Arquitetos alemães Gottfried e Dominikus Böhm
Nova igreja católica de Blumenau projetada pelo  arquiteto Dominikus Böhm e seu filho Gottfried.
Fotografias da foto blumenauense Foto Baumgarten, localizada, na época, na Rua XV de Novembro - Centro de Blumenau.

A imagens comunicam...
Rua XV de Novembro - Blumenau - 1950.
























Sessão de estudos no salão nobre do Colégio Santo Antônio.


Teatro Carlos Gomes - Blumenau SC.
Teatro Carlos Gomes - Blumenau SC.
Teatro Carlos Gomes - Blumenau SC.
Teatro Carlos Gomes - Blumenau SC.
Missa Campal no Pátio da antiga igreja católica, construída e inaugurada pelo Padre José Maria Jacobs, em 1876 - linguagem arquitetônica neoclássico.
Padre Jacobs na frente da igreja de Blumenau - demolida na década de 1950. Projeto do arquiteto alemão Heirich Krohberger











Pátio da antiga igreja de Blumenau SC.

Pátio da antiga igreja de Blumenau SC.

Colégio Sagrada Família - Blumenau SC
Programa do Congresso Mariano







História e Memória...









Nenhum comentário:

Postar um comentário