Para registro histórico, mais uma edificação pertencente ao patrimônio histórico arquitetônico de Blumenau, demolida no final de fevereiro de 2020, de rico valor arquitetônico que marcou um período histórico, com a mesma linguagem da casa pertencente ao ex prefeito de Blumenau Hercílio Deeke, localizada ao lado.
Esta postagem ficará aberta, para atualizações com dados históricos e até mesmo o que ocupará seu lugar, que está localizado bem próximo a histórica Estrada da Linguiça -Wurststrasse, atual Rua XV de Novembro "pipocada" de tipologias históricas com uso misto, pois marcava a antiga rua do comércio da Colônia Blumenau.
| Um pouco antes da demolição da residencia do ex Prefeito Hercílio Deeke. Também foi mexido na topografia do terreno. No local atualmente está uma loja de materiais de construção. Na frente a casa demolida na rua Namy Deeke. |


![]() |
| Localização da edificação demolida e julho de 2020. |
Não temos muitas informações da história da casa, mas a postagem ficará "aberta" e a completaremos na medida que conseguirmos mais dados.
Nos seus último momento era um ponto comercial de produtos eletrônicos, com alguma parte descaracterizada, sem com isto ofuscar sua beleza e assimilação de seu conjunto, cujas características marcaram uma época.
A arquitetura poderá ser classificada na linguagem eclética regional com influência de elementos da arquitetura dos pioneiros e inglesa com a presença de cimalhas e detalhes, que originalmente tinham a cor de acabamento branca. A forma da planta é resultado da justaposição de volumes com formas diversas. O telhado, igualmente, apresenta uma forma variada a partir da integração de panos resultantes em 4 águas, bem com cobertura anexa com duas água contando com a presença da empena tradicional em algumas fachadas e em outras, com acabamento que lembra platibandas com acabamentos em curvas, cobrindo o beiral do telhado com aspectos e características do barroco - através do decorativismo em curvas. Beirais com acabamento em estuque, caracterizando seu tempo de construção entre as décadas de 1950 e 1960. Iremos investigar mais sobre. A edificação autoportante de tijolos maciços foi construída sobre fundações feitas de pedras.
Espaço aberto após a demolição da edificação pertencente ao patrimônio histórico arquitetônico local e estadual - em julho de 2020.
Fevereiro de 2023
A construção do edifício tomando forma.
Em Construção!!
![]() |
| Lugar da edificação histórica. |
Em Construção!!
Leituras Complementares - Clicar sobre o Título escolhido:
- A Ponte Lauro Müller
- Hospital Santa Catarina - Inauguração - Blumenau - 1920
- Blumenau - do Stadtplatz ao Enxaimel
- Grupo Folclórico Germânico Alte Heimat de Curitiba
- III Concordia - Tanzboden - Curitiba
- Uma Correspondência Eletrônica de Niels Deeke - Personagens da História de Blumenau
- Arquitetura - Apresentação e análise da Casa Salinger - Blumenau SC - Sul do Brasilrquitetura-apresentacao-e-analise-do.html
- Sequência Parte I - Livro Germânia - Tácito
- História...Parte I - Dos Germanos ao surgimento: “Deutschland”
- Demolida - Casa da Rua Namy Deeke - Blumenau SC
- Dona Emma e sua História - Um Pedaço da Colônia Blumenau
- Hercílio Arthur Oscar Deeke
- José Deeke - Uma personalidade
- Os livros publicados por José Deeke
- Um pouco de história da Colônia Hammônia ou - Ibirama
- História comum entre as Colônias Blumenau, Pommerroder, Itapocu, Humbold e São Bento - José Deeke













Como assim, ninguém sabe quem construiu essa casa e a quem pertencia em seus últimos anos? Com certeza a prefeitura ou a biblioteca municipal devem saber. Uma perda irreparável para o patrimônio histórico municipal. Lamentável!
ResponderExcluirFaça sua parte e traga esta contribuição para a história. Agradecemos, pois. Abraços cordiais.
Excluir