terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Affenberg Salem - Parque Nacional da Montanha dos Macacos de Salem - Alemanha 2025

Kloster und Schloss Salem.
Na sequência, antes de retornar a Wolfegg, vila onde residem os Gälle, fizemos uma parada em um local conhecido como Affenberg Salem, onde há um santuário de cegonhas. Na verdade, retornamos, a partir de Meersburg, passando novamente pertinho do   Museu das Palafitas Unteruhldingen -  Pfahlbauten Unteruhldingen, para visitar um parque localizado no território de Salem, município do distrito de Bodensee, em Baden-Württemberg, sul da Alemanha, localizado a 9 km ao norte do lago.
Território de Salem -Baden-Württemberg - Alemanha.
Contudo, ao pesquisarmos sobre o local, descobrimos que este é, na verdade, o Parque Nacional da Montanha dos Macacos de Salem - Affenberg Salem. Trata-se de um parque de vida selvagem a oeste de Salem, na região do Bodensee, sendo também o maior recinto de macacos em liberdade da Alemanha. Chegamos ao local por volta das 17h (horário local) e a área dos macacos já estava fechada.
O parque possui mais de 20 hectares com a presença de quase 200 macacos-da-berberia (Macaca sylvana), que circulam livremente. Conseguimos registrar a colônia de cegonhas-brancas que fazem seus ninhos nos telhados do Mendlishauser Hof todos os anos. Além disso, há um grande lago que serve de refúgio para diversas espécies de aves.
O Parque Nacional da Montanha dos Macacos de Salem caracteriza-se justamente pela ausência de cercas ou fossos separando os visitantes dos animais. Os visitantes percorrem trilhas estabelecidas pela floresta natural e avistam os animais soltos na natureza. O local está aberto diariamente entre os meses de março e novembro, independentemente do clima.
Barão Gilbert de Turckheim da Alsácia.
História

O fundador e proprietário do parque foi o Barão Gilbert de Turckheim da Alsácia (falecido em 19 de dezembro de 2020). Ele inaugurou o primeiro recinto, La Montagne des Singes, em Kintzheim, Alsácia, em 1969 e o segundo, em Rocamadour, no sul da França, em 1974. Em 1976, inaugurou a Affenberg Salem (Montanha dos Macacos de Salem) em um terreno arrendado pertencente ao Castelo de Salem
O diretor do parque desde 2006 é Roland Hilgartner, zoólogo e primatologista com doutorado. O conceito envolve manter apenas uma espécie de macaco em áreas de tamanho generoso. Portanto, o comportamento dos macacos-de-gibraltar em Salem não difere do de animais que vivem na natureza. 






Cegonhas
O Affenberg Salem abriga uma colônia reprodutora de cegonhas-brancas, as quais registramos. São cerca de 90 aves nativas que visitam o local. As cegonhas são aves migratórias e, a cada primavera, retornam ao mesmo ninho para se reproduzir. Estivemos no local, na primavera.
Devido ao fato de a cegonha-branca ter sido extinta em muitas áreas de Baden-Württemberg em meados da década de 1970, projetos de reintrodução foram iniciados. Em 1978, o Affenberg estabeleceu a estação de cegonhas, contribuindo para a proteção dessas aves em Baden-Württemberg
Graças à reintrodução de vários casais reprodutores em Affenberg Salem, uma colônia de voo livre foi estabelecida no local. É uma visão muito bonita.
Fizemos poucos registros porque já era um pouco tarde. Era o final da tarde.
Em seguida, após um dia intenso, seguimos para Wolfegg na companhia de Norbert e Alex que foram os responsáveis por experiências e pesquisas incríveis, neste dia 26 de abril de 2025. Vielen Dank!


Cegonha-branca plainando sobre os ninhos localizados nas partes mais altas do lugar, quase sempre nos telhados.













Ninho de cegonha-branca sobre o telhado.




Estrutura enxaimel amostra.


Mendlishauser Hof antiga
12.º Jh. 
Mendlishausen passa a ser propriedade do mosteiro.
Os monges da Abadia de Salem tomaram posse da propriedade "Mendlishausen" e transformaram-na num "grangy" (do latim: grangium: celeiro). Era assim que ela era chamada.
até 1800
Os cistercienses e a sua agricultura
O Mendlishauser Hof é uma das 22 explorações que suportam o Mosteiro de Salem, localizado a 4 km. Inclui estábulos e jardins, entre outras coisas.
1802
O mosteiro transforma-se em Castelo de Salem
O mosteiro e as suas terras passaram para a posse do Marquês de Baden. Os últimos monges deixaram o mosteiro em 1804. Este tornou-se o Palácio de Salem e é hoje um dos mais belos e importantes monumentos culturais do Lago de Constança.

Mendlishauser Hof hoje
1976
Inauguração do Affenberg Salem: o maior ambiente para macacos da Alemanha, é aberto ao público.
Os seus portões albergam 164 macacos-de-gibraltar. O foco está na criação de animais adequada à espécie e na educação. Durante a visita, fica-se mesmo no meio dos macacos-de-gibraltar, sem cercas ou fossos a separá-los, e vivencia-se a experiência de estar com os macacos quase como se estivesse na natureza.
1978
Fundação da estação das cegonhas
Na década de 1970, as cegonhas-brancas quase desapareceram de Baden-Württemberg. Através da reintrodução de cegonhas em Affenberg Salem e do cuidado voluntário das cegonhas na área circundante, estabeleceu-se aí a mais importante colônia de aves em liberdade no sul da Alemanha.
Hoje
Macacos-da-berberia, cegonhas, gamos e companhia.
A Montanha dos Macacos alberga quase 200 macacos-de-gibraltar, cerca de 50 casais de cegonhas e uma animada manada de gamos. A gestão sustentável da área criou um paraíso para inúmeras espécies animais e vegetais. A Montanha dos Macacos oferece atividades de lazer enriquecedoras, excelentes oportunidades para a investigação científica e serve como sala de aula ao ar livre para turmas escolares e grupos de estudantes.

Vídeo
No finalzinho de tarde, partimos para Wolfegg, percorrendo um pouco mais de 50km.















Vielen Dank.

QG 4  - Cidade de Wolfegg, próximo a Ravensburg.
Um registro para a História.
 
Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
Angewitt  (You Tube) 
AngelinaWittmann  (Facebook)
Leituras Complementares - Clicar sobre o título

Roteiro 3 com base na cidade Passau
Roteiro 4 com base na cidade Wolfegg




















Nenhum comentário:

Postar um comentário