sábado, 4 de novembro de 2023

38° Oktoberfest Blumenau 2023 - Momentos - dia 28 de outubro - Os Vilanenses - Dia Zwei Franken - G.F Jäger - Banda Musical Germânia - Die Brandt's e PolkaRock

Os Vilanenses - início de sua história.
Registramos parte das atrações do penúltimo dia de  Oktoberfest Blumenau 2023, para a história da festa. Chegamos ao Parque Vila Germânica, ainda à tarde, por volta das 15h30, sendo que permanecemos na festa por mais de 8 horas, após o show do grupo argentino PolkoRock.
Iniciamos os registros no Setor 1, onde Os Vilanenses estavam sobre o palco.  Aconteceu algum imprevisto, pois lamentavelmente tivemos problemas com os vídeos feitos nesse momento. Uma banda clássica e importante na região fundada pelos irmãos Ullrich: Charles e Eduard, com apoio do comunicador, irmão mais velho, Fred Ullrich, todos da família Ullrich de Vila Itoupava. A banda se apresentou com uma nova formação, contando com a presença de músicos renomados e conhecidos na região, como Hélio Reichert e João Ullrich
Eduard Clemens Ullrich, que junto de seu irmão Cherles Félix Ullrich fundaram os Vilanenses, com o apoio de seu irmão mais velho Henry Fred Ullrich.
Hélio Reichert.
Na sequência seguimos para a Praça de Alimentação onde estavam se apresentando Die zwei Franken, uma dupla "de dois" francos vindos de Franken, Norte de Bayern, Michael Lochner e Hans Jurgen Jopp - Spitz. Imperdível, pela originalidade e musicalidade.
Com Die zwei Franken - em 19 de janeiro de 2019 - em Pomerode.
Já os havia registrado na cidade de Pomerode, em
19 de janeiro de 2019. Os dois músicos/cantores se conheceram na região do Médio Vale do Itajaí, através do Oktoberfest Blumenau.  Chegaram em Blumenau na década de 1990. Sempre comentamos que tocam e cantaram com maestria, sucessos da músicas alemãs de grande qualidade musical, dançantes e muito boas, fugindo do característico "Zig-Zag" e do limitado repertório apresentado por algumas bandas locais. Se faz necessário aprimorar a qualidade da música alemã apresentada nas tradicionais festas regionais - os alemães são ótimos músicos e aprendem música no jardim de infância. São exigentes neste quesito, sejam profissionais ou amadores. 
A região do Médio Vale do Itajaí nunca rompeu o intercâmbio cultural com Alemanha - desde a segunda metade do século XIX. É o exemplo do músico e organista Hans Jurgen  Jopp e Michael Lochner  (cujas biografias já escrevemos - link no final desta postagem) se conheceram a região através de uma banda alemã que tocou no Oktoberfest Blumenau nos anos de 1990
Hans Jurgen Jopp foi o primeiro vocalista da Die Odenwälder Fidele Buan. Fazia parte da primeira formação da banda, como vocalista - em sua primeira turnê no Oktoberfest Blumenau. Coincidentemente, em edições posteriores, o vocalista da banda foi o outro músico do Die zwei Franken - Michael Lochner. Jopp reside em Blumenau e Lochner reside em Pomerode.
Michael Lochner, primeiro à esquerda na primeira fila com a guitarra.
Vídeos Die Zwei Franken


Apresentação do G.F.Jäger Volkstanzgruppe.
Engelberto Seiler.
Logo terminando a apresentação do Die zwei Franken registramos a apresentação do grupo folclórico da cidade de São Bento do Sul - G.F. Jäger Volkstanzgruppen e seguimos para o Setor 4, onde registramos mais uma das tradicionais bandas da região que é conhecida nacionalmente, a Banda Musical Germânicafundada em 6 de janeiro de 1979 pelo músico Engelberto Seiler e mais oito músicos. Na época de sua fundação era conhecida como Grupo Musical Germânico. Esteve presente em todas as edições da Oktoberfest Blumenau, desde 1984 e, igualmente, esteve presente em todas as edições da Bauernfest, desde 1990. Bauerfest é a festa do colono alemão que acontece na cidade de Petrópolis RJ. Viajavam para o Rio de Janeiro com ônibus próprio e também muito original. Um ônibus com carroceria Nielson Diplomata 70.
Seu fundador Engelberto Seiler faleceu em 2 de julho de 2017, quando estava na  cidade de Petrópolis - Rio de Janeiro. Faziam 27 anos consecutivos (desde a 1° edição em 1990), que a Banda Musical Germânia abrilhantou e participou da Bauernfest de Petrópolis   - Festa do Colono e lá partiu. De acordo com sua filha Darli Simm, não era para ter viajado e participado da edição de 2017, pois sua saúda era debilitada. Mas, assim desejou, ir mais uma vez. Sua última vez.
Banda Musical Germânia - Oktoberfest Blumenau 2016

Hoje completam 6 anos de um fatídico domingo dia 2 de julho de 2017, quando nos despedimos para sempre desse amigo Engelbert Seiler diretor da Banda Germânica de Blumenau. Esse amigo, mesmo muito doente, veio à Petrópolis com a Banda, .as não retornou à Blumenau. Ele veio pelo quanto amava a Bauernfest e daqui de Petrópolis ele partiu para a eternidade. É ele quem da no é ao palco durante a Bauernfest. Palco ENGELBERT SEILER. Até hoje e impossível assistir a banda sem "perceber" a presença desse querido amigo entre os músicos. Elisabeth Graebner - Petrópolis - 2 de julho de 2023.
Também encontramos o músico Nélson "Tatu" Reiter tocando na Banda Musical Germânia. Foi bom registrá-lo na ativa, tocando sua gaita e também, o teclado. A primeira vez que o fotografamos, foi em 1989, na frente da Casa Comercial Moelmann, tocando na Banda Cavalinho Branco ao lado de Lino Vieira. Depois o vimos em um dos postais da Banda Cavalinho Branco. Observem.
Nélson "Tatu" Reiter em três momentos de sua carreira. A última tocando na Banda Musical Germânia.









Vídeo da apresentação da Banda Musical Germânia, com destaque para o gaiteiro Nélson "Tatu" Reiter.
Ainda no palco do Setor 4 registramos a banda Die Brandt's, que também contou com a presença do tecladista e gaiteiro João Ullrich.
E para terminar a maratona de mais de 8 horas de Oktoberfest Blumenau 2023, em 28 de outubro, registramos, a primeira vez da apresentação do grupo argentino PolkaRock no Oktoberfest Blumenau. O grupo argentino faz arranjos próprios para músicas tradicionais do folclore alemão com um "batida" de rock. Empolga. As imagens e vídeos comunicarão por si. 
Mais uma vez, observamos a altura do som em todos os setores. Não é uma opinião somente nossa, mas é o que ouvimos de maneira generalizada. A altura do som é agressiva, não permite conversação e também prejudica registros. Vale a dica.

As imagens comunicam.
Os Vilanenses




João Ullrich.

Eduard Ullrich.



Hélio Reinert.









Die zwei Franken










Hans Jurgen Jopp - Spitz.



Michael Lochner.

























Nélson "Tatu" Reiter.



Roberto Wittmann com Michael Lochner e Hans Jurgen Jopp - Spitz.


Com Michael Lochner e Hans Jurgen Jopp - Spitz. Registro de Roberto Wittmann.











Maestro João Carvalho Junior da Banda Municipal  Anita Garibaldi.

















Grupo Folclórico do AFG Tanz.





G.F. Jäger Volkstanzgruppe















Banda Die Brandt's



















PolkaRock







































































Um registro para a História.

 
Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)

Leituras Complementares - Clicar sobre o link escolhido: 

















Nenhum comentário:

Postar um comentário