sábado, 25 de maio de 2024

Cemitério XXXV - Cemitério Comunidade Ecumênica Selke Grande - Pomerode SC

Sempre é bom lembrar. Há muita vida pulsando nos cemitérios: seja nas obras de arte, ou nas informações sobre a história. Geralmente, os visitantes identificam elementos que ilustram a história social e artística da região no qual o mesmo está instalado, através de sua estatuária, obras arquitetônicas, epitáfios, símbolos variados.
Há  registros de fotografias, datas de nascimento e de partida - Verdadeiros museus a céu aberto.
Apresentamos mais um cemitério, parte da Série Cemitérios, desse blog. Em abril estivemos visitando o cemitério da Comunidade Ecumênica Selke Grande, localizado na cidade de Pomerode, região separada do bairro de Blumenau,  Itoupava Central, pela Serra do Selke. Local dotado de muitos nomes de famílias pioneiras da região de Pomerode. Dentre estes, encontramos um nome que nasceu na década de 1820, uma data extraordinária, ciente que a região do Testo recebeu as primeira famílias na década de 1860.
O cemitério, em questão, é ecumênico, por que há famílias católicas, como por exemplo os Morsch e Büttgen. A grande maioria eram integrantes da religião luterana.
Localização local.



Localização regional.



Vídeo
Registros Fotográficos

























Nascimento - 19 de dezembro de 1821.



























Anjos históricos produzidos pela Porcelana Schmidt.

















































Muito interessante esse casal, nascido na comunidade de Wunderwald - Pomerode, no século passado e seus túmulos possuíam uma fotografia de ótima qualidade. Antepassados da esposa do professor e folclorista de Pomerode, Denis Sell, Sandra Sell, também folclorista. São seus trisavós.
















Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:

 

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)










Nenhum comentário:

Postar um comentário